30 abril 2020

Higiene: A importância de lavar as mãos

Embora estudos sugiram que as crianças apresentam sintomas mais leves comparados aos dos adultos quando infectadas pelo COVID-19 (ou não apresentam sintoma algum), ainda assim podem transmitir o vírus. Na publicação de ontem, a professora Fernanda Fusco trouxe uma série de sugestões com o objetivo de que as crianças compreendam sobre a atual pandemia e sobre o porquê precisam ficar em casa (para saber mais, basta clicar aqui!). Hoje as professoras Cláudia Labate, Fernanda Fusco e Tatiane Cristina farão alguns experimentos e conversarão um pouquinho sobre a importância de lavar as mãos, afinal essa também é uma das recomendações para evitar a transmissão!


Além das propostas realizadas no vídeo, selecionamos também outros materiais relacionados à temática com o intuito de diversificar a rotina e contribuir para o aprendizado das crianças. Lembrem-se que todas as propostas disponíveis aqui não são de caráter obrigatório e não precisam ser realizadas em apenas um dia. Não se preocupem, também, com a obtenção de determinados materiais: adaptem de acordo com suas necessidades!



No vídeo, a professora Fernanda faz uma pintura com tinta utilizando as mãos. O material Trilhas de Aprendizagem para a Educação Infantil de 4 a 5 anos traz algumas dicas para fazer arte em casa a partir da página 39!

Desafio #1: Assistam juntos ao episódio Uma mão lava a outra, de O Show da Luna!



Luna é uma garotinha de seis anos que adora ciências. Neste episódio, descobrirá porque devemos lavar as mãos, junto com Júpiter, seu irmão mais novo, e Cláudio, seu furão de estimação. Após assistirem, conversem a respeito da animação e direcione com perguntas: Como Luna realizou o experimento? Qual equipamento utilizou? O que tinha na mão de Júpiter? Como os micro-organismos foram parar lá? O que esses germes podem nos causar? O que podemos fazer para evitar ficar doentes?

É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!


Desafio #2: Leiam juntos a orientação de como lavar as mãos, pela Anvisa


Clique para abrir
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou um passo-a-passo de como lavar as mãos, assim como a professora Tati ensina em nosso vídeo. Inicialmente, mostre para a criança as orientações e pergunte o que ela acha que está escrito: deixe que leia de seu próprio jeito, afinal isso faz parte do letramento e processo de alfabetização! Em seguida, realize a leitura e proponha para que coloquem em prática - pode ser até depois de realizarem as experiências propostas em nosso vídeo! Substitua o passo número 11 por uma toalha, como já costumam utilizar. Caso consiga imprimir, pode disponibilizar este cartaz para as crianças, em suas alturas, para que consigam sempre "ler"!





Desafio #3: Aprendam a cantar a música Lavar as mãos, do Palavra Cantada



Recomenda-se o tempo de 20-30 segundos para a lavagem correta das mãos. No vídeo, a professora Tati sugere que, enquanto fazem a higienização, as crianças cantem uma música. Deixamos como dica a canção Lavar as mãos, do grupo Palavra Cantada, mas vocês podem pesquisar juntos outras músicas através do YouTube!

Na próxima semana teremos mais novidades! Continuem nos acompanhando e não se esqueçam: em caso de dúvidas ou sugestões, escreva nos comentários e também preencham nosso questionário! Sua presença aqui no blog é muito importante para nós e ajuda a direcionar o nosso trabalho com o objetivo de auxiliá-los neste momento tão complicado! Conte também como foi a experiência de vocês a partir das propostas!

Roteiro e participação: Cláudia Labate, Fernanda Fusco e Tatiane Cristina
Texto, vinheta e edição do vídeo: Fernanda Fusco
Fotos: Tatiane Cristina
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)
Efeitos sonoros: FreeSound.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png