28 abril 2020

Rotina: Vamos conversar um pouquinho sobre isso!

Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje preparamos uma conversa sobre a importância de construirmos uma rotina para as crianças e com as crianças. Confira:



Continuando a nossa conversa... Estamos passando por um momento de excepcionalidade e isso gera nós, em todos nós muitos sentimentos e emoções. E nas crianças não é diferente sabe. Por isso vamos falar um pouquinho sobre as crianças, suas necessidades e também sobre a rotina e como ela pode ajudar a passarmos por esse momento de maneira mais tranquila.


Escutem as crianças, seus possíveis medos, angústias e também o que sabem sobre essa situação que estamos passando. E ajude-as a entender porque precisamos nos isolar socialmente, e isso inclui não ir para a escola. Isso pode ser o mais difícil para os nossos pequenos, pois sabemos que as crianças precisam de interação e brincadeiras para se desenvolverem. E é por isso, especialmente, que pensamos nessa conversa. Queremos juntos, nós aqui da escola, as famílias e as crianças buscarmos meios, trilharmos caminhos para que as crianças possam interagir com a gente, brincar e assim aprender. Quero dizer que as crianças aprendem a todo tempo... então durante as refeições estão aprendendo, nos momentos de higiene, trocas de roupa ou conversando com a gente...sempre estão aprendendo. Digo isso porque a criança aprende o tempo todo! E pensando nisso quero dizer a importância da rotina...não aquela rígida, endurecida, mas aquela que pode ser construída junto com a criança, na medida do que for possível para a realidade de cada uma das famílias.

A primeira dica seria conversar com a criança sobre tudo que será vivenciado por todos no dia, ou seja, se você for sair pra trabalhar com quem ela vai ficar, quando voltará para casa...enfim e assim também orientá-la sobre suas responsabilidades e como será seu dia. Em que momentos as coisas vão acontecer em seu dia...isso servirá para acalmá-la, dará segurança e certezas e isso é muito importante.

Uma outra dica fica por conta do calendário, aquela folhinha sabe. É importante que a criança possa, de maneira mais concreta, perceber a passagem do tempo. Coloque um calendário na altura da criança para facilitar a visualização e se possível pinte cada dia junto com a criança, para que ela possa perceber que o dia de ontem acabou que o hoje é presente e que o amanhã ainda virá. Isso será muito significativo para ela. Aqui também seria possível usar imãs na geladeira para marcar que dia é hoje... enfim tudo que a criatividade mandar!  Queremos com isso que as crianças possam atuar na construção possível do seu dia a dia. 

Uma outra dica importante é que as crianças possam vivenciar experiências que lhe deem a noção real do tempo... como acompanhar a germinação de uma semente por exemplo. Onde, inevitavelmente é preciso esperar para ver essa semente germinar e esperar de forma ativa, regando, observando e até mesmo registrando esse processo. Outras possibilidades são a contação "fatiada" de uma história. Sabe quando contamos um pouquinho por dia...nessa perspectiva para além da questão lúdica e brincante a criança aprende sobre o tempo, e isso é potente. Assim como cozinhar ou costurar uma roupinha de boneca(o) ou uma capa de super-herói ou heroína, por exemplo. É preciso nos dedicarmos no planejamento, escolha de materiais e tempo!

É dessa construção de rotina que estamos falando, aquela que pode ser construída para a criança e pela criança e assim ela vai aprender sobre o tempo de maneira muito significativa. Nós vamos conversar mais e mais durante todo esse período que estamos em isolamento social. Essa será, nesse momento, a maneira de estarmos juntos! Deixe aqui seu comentário nos contando o que as crianças tem feito em casa e preencham nosso questionário!


No material Trilhas de Aprendizagem para a Educação Infantil de 4 a 5 anos (que em breve chegará na casa de vocês) há algumas dicas sobre a organização da rotina com as crianças a partir da página 25!

Participação, roteiro, edição do vídeo e texto: Daniela Maia 
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png