23 abril 2020

Sobre os tempos de ser criança

Existe uma fábula, cujo autor é desconhecido, que conta que certa vez um homem encontrou uma borboleta ainda presa em seu casulo fazendo grande esforço para se libertar. Notando a aflição do inseto e com a melhor das intenções, o homem pega uma tesoura, corta o casulo e espera que a borboleta abra suas asas e voe para o mundo: infelizmente não é isso o que acontece. A borboleta precisava fazer aquele esforço sozinha antes para se fortalecer, mas acabou passando o resto de sua vida rastejando.


Borboleta que encontramos, certa vez, no parque de nossa unidade
Muitas vezes agimos como o homem da fábula junto às crianças: na tentativa de poupar esforços, sofrimentos ou até exigir o ensino precoce de determinadas habilidades (e que não necessariamente se tornam aprendizagens concretas), acabamos tendo resultados nocivos para seu desenvolvimento. Precisamos considerar suas necessidades, características e ter sempre muita paciência, já que cada ser humano possui o seu tempo para aprender.

E por falar em tempo... Sintam-se muito acolhidos em nosso blog Tempos de Ser Criança! Por aqui a sensibilidade e o encantamento prevalecem. Buscaremos, de maneira potente e afetuosa, mostrar as experiências e descobertas de meninos e meninas vivenciadas na Escola Municipal de Educação Infantil Cel. Manuel Soares Neiva, que procura sempre respeitar o tempo de cada um. Somos uma unidade escolar para crianças pequenas, 4 e 5 anos, da Rede Municipal de Educação de São Paulo e a infância, suas potencialidades e singularidades é o que nos move. Com base, especialmente, na publicação Currículo da Cidade: Educação Infantil, construímos um cotidiano rico em interações e brincadeiras, já que brincando as crianças são diariamente convidadas

"(...) a reinventar e transformar o mundo (...)" (Currículo da cidade : Educação Infantil, São Paulo: SME / COPED, 2019, p.23)

Convidamos todas e todos a assistir um vídeo que leva o nome deste projeto e traduz, poeticamente, nossos fazeres e concepções.


Poema Sobre os Tempos de Ser Criança, por Daniela Maia
  
Deixe aqui seu comentário... assim estaremos mais pertinho! Não esqueça também de curtir a nossa página do Facebook e Instagram para acompanhar as novidades! Te esperamos por aqui!

Texto: Daniela Maia e Fernanda Fusco
Poesia e edição do vídeo: Daniela Maia
Vozes: Catarine Montanari, Daniela Maia, Fernanda Fusco, Márcia Trípodi, Nabile Claro e Tatiane Cristina
Vinheta: Fernanda Fusco

5 comentários:

  1. O Blog ficou lindo...Parabéns meninas...vcs são MARAVILHOSAS!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o blog parabéns pela iniciativa, o pedro esta com saudade da escola não vê a hora de tudo voltar ao normal.

    ResponderExcluir
  3. Ai que lindo! Que saudades dessa escola tão maravilhosa, com certeza levaremos todos no coração para sempre! O Arthur sempre comenta suas descobertas e aventuras que foram tão importantes em sua infância. Beijos a todos e parabéns! O blog está lindo ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nagela! Tudo bem? Ficamos muito felizes com o seu comentário! Teremos muitas novidades: continuem acompanhando! Grande abraço para você e para o Arthur!

      Excluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png