18 maio 2020

Brincadeira: Cabaninha de papelão

Cercadas pela imaginação, as crianças transformam e ressignificam tudo ao seu redor: dos objetos mais improváveis nascem brinquedos muito mais interessantes do que os brinquedos caros; antigamente nossos pais e avós tinham muitos destes brinquedos! Desta forma, caixas de papelão, tampinhas, tecidos e objetos usados ganham espaço nas brincadeiras das crianças e se transformam em verdadeiros portais de acesso ao mundo da fantasia onde tudo pode se transformar, tudo pode acontecer.


Até mesmo quatro caixas de papelão podem se transformar em uma linda cabaninha que irá fazer com que as crianças viagem sem sair de casa! Isto torna-se muito importante ainda mais nesta fase do isolamento: entrar em uma cabaninha é descobrir um universo de possibilidades. As crianças percebem logo isto; as mães, os pais e toda família também pois, afinal, todo mundo já foi criança um dia. Existe uma infinidade de possibilidades de brincadeiras para fazer em uma cabana e, por isso, é tão fascinante ter uma.


Na página 31 do material Trilhas da Aprendizagem tem outras sugestões de cabaninhas muito interessantes: também vale a pena dar uma olhada!

Desafio #1: Confeccionar a sua cabaninha

Nosso primeiro desafio é a criança montar uma cabaninha com a ajuda da família. Assistam juntos ao vídeo da professora Laís Pires, que ensina todo o passo-a-passo! Separe os materiais que irão precisar:

4 caixas de papelão
1 tesoura (de preferência sem ponta)
papéis para decorar
fitas adesivas
cola

Desafio #2: Cantem músicas na cabaninha

O segundo desafio é cantar uma música dentro da cabaninha. Qualquer música que vocês conheçam, crianças! Trouxemos também uma lista de músicas que muitos de vocês já ouviram no ano passado:



Desafio #3: Ouçam histórias

E o terceiro desafio é ouvir uma histórinha dentro da cabaninha e viajar! Você pode pegar algum livro que já tem ou procurar na internet. Trouxemos a sugestão do livro Não me toca seu boboca, logo abaixo, da autora Andrea Viviana Taubman:


É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

Em caso de dúvidas e sugestões, escreva nos comentários e preencham nosso questionário! Sua presença aqui no blog é muito importante para nós e ajuda a direcionar o nosso trabalho com o objetivo de auxiliá-los neste momento tão complicado! Conte também como foi a experiência de vocês a partir das propostas!

Roteiro, participação e texto: Laís Pires
Edição do vídeo, vinheta e publicação: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png