30 maio 2020

Brincadeiras que atravessam o tempo

Olá, tudo bem?! Na postagem de hoje vamos viajar no tempo por meio do brincar. Muitas e muitas brincadeiras atravessam o tempo e parecem até se eternizar na humanidade. Elas podem ter nomes diferentes, uma regra ou outra um "tiquinho" adaptadas, mas sua essência não muda.



E você já deve imaginar porque isso acontece, não é mesmo? Porque não paramos de brincar, de nos comunicar, contar histórias e produzir cultura de uma geração para outra. E para isso, a tradição oral, as instituições culturais e a escola tem papel fundamental no percurso, no trajeto que as brincadeiras fazem pela história até chegar nos dias de hoje às nossas crianças e nos dias de amanhã para as crianças que ainda nem nasceram. Isso é fantástico! Sempre que possível conte para sua criança do que você brincava e não deixe de brincar com ela, para que noutro dia ela possa também ensinar essa brincadeira à alguém. E foi isso que nosso assistente de diretor de escola, William Boeta fez...convidou sua filha Ana para brincar! Ficou curiosa(o)? Clique logo acima e veja!


Você já conhecia essa brincadeira? Você já brincou de cama de gato? Aqui mais uma possibilidade de conhecer essa brincadeira pra lá de divertida. Que tal brincar agora? Separe aí um pedaço de fio, pode ser barbante, lã ou elástico, convide alguém e mãos a obra!

Na página 34 do documento Trilhas de Aprendizagem (que vai chegar nas casas de vocês), vocês podem conferir a temática do brincar de Cama de Gato, sua importância e suas possibilidades. 



Desafio#1: Cama de gato diferente

Você sabia que essa brincadeira também é chamada de cama de gato? Na escola brincamos algumas vezes. O desafio aqui é passar pelo emaranhado de fios (cama de gato) sem tocar ou encostar no fio. Se encostar terá que voltar ao início! Você também pode preparar esse desafio num cantinho ai na sua casa, convide um adulto, separe o material estique e prenda o fio de modo a criar uma verdadeira cama de gato para você atravessar.




"Brincar é mais que aprender, é uma experiência essencial, um modo de decidir como percorrer a própria vida com responsabilidade" (Lino de Macedo)


Desafio#2: ABC dos Copos

E a brincadeira continua...no próximo vídeo Ana desafia William a brincar com copos. Esse desafio exige muita atenção e concentração, vamos lá! Você já brincou com copo? É preciso prestar muita atenção, fazer várias vezes até conseguir a agilidade que a Ana demonstrou ao final. O grupo Palavra Cantada nos ensina outra possibilidade de brincar com copos na música ABC dos Copos. Não deixe de conferir!




A partir da página 33 do documento Trilhas de Aprendizagem (que vai chegar nas casas de vocês), vocês podem conferir a temática do brincar, sua importância e suas muitas possibilidades. 

Desafio #3: Agora é sua vez

E a brincadeira não para...no próximo vídeo William apresenta uma brincadeira, que pode ter nomes diferentes, embora possa ser mais conhecida como Cinema de Mão. Vamos aprender juntas(os)?!



Hum! Adorei essa brincadeira...e ao assistir tive algumas ideias. Que tal desenharmos uma bola de um lado e uma criança do outro, chuva de um lado e guarda-chuva do outro, vaso de um lado e regador do outro, chapéu de um lado e um palhaço do outro ou ainda bolo de um lado e as velinhas do outro, e você teve alguma ideia? 
Separe os materiais: alguns palitos, cola e papel para os desenhos, muita criatividade e boa brincadeira.

É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

Continue acompanhando nosso blog: todo dia útil teremos novidades! Deixe também aqui nos comentários suas sugestões e como foi a experiência a partir de nossas propostas: se quiserem, vocês podem tirar fotos e gravar vídeos para enviar para nossa lista de transmissão do WhatsApp! Não esqueça também de preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Texto e seleção dos materiais: Daniela Maia
Roteiro e participação: William Boeta e Ana Boeta
Publicação e edição do vídeo: Daniela Maia
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png