Vídeo da professora Daniely e seus pequenos com sugestões de brincadeiras em casa!
“Brincar é a mais indicada forma de aprender.” (Renata Meirelles, educadora e coordenadora do Território do Brincar)Você sabia que o currículo da Educação Infantil tem como eixos principais de trabalho as interações e as brincadeiras? E que não foram simplesmente escolhidos pelo município de São Paulo? Não! Nosso documento oficial da Prefeitura de São Paulo, o Currículo da Cidade Educação Infantil, foi criado a partir de muitas experiências, estudos, discussões e documentos normativos nacionais como a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, os quais até mesmo a rede particular de ensino deve seguir.
“Interações porque bebês e crianças aprendem vivendo relações com os outros (adultos, crianças de mesma e de diferentes idades) e com a cultura de seu território, da cidade, do mundo que passam a conhecer. Brincadeira porque é a linguagem por meio da qual bebês e crianças aprendem e expressam o que aprendem nas relações que vivem, porque é a forma como melhor aprendem nessa etapa da vida. ” (Currículo da Cidade de São Paulo Educação Infantil, SÃO PAULO, 2019, p. 123)
![]() |
No material Trilhas de Aprendizagem, a partir da página 43, há uma série de sugestões de brincadeiras com água! |
Até Albert Einstein já dizia...
“Brincar é a mais elevada forma de pesquisa. ”
“ a Educação Infantil precisa promover experiências nas quais crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Assim, a instituição escolar está criando oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano. ” (Base Nacional Comum Curricular Educação Infantil, BRASIL, 2017, p.41)
![]() |
"Quem quer brincar põe o dedo aqui!" |
Os adultos também podem sugerir outras brincadeiras, novidades, desafios. É o brincar lúdico. Desde que a criança participe ativamente, proponha alterações se quiser, não seja cobrada quanto ao desempenho e sim, incentivada e orientada, ela vai adorar brincar e aprender de outras formas além das que ela cria. Põe o dedo aqui pra entender direitinho essa história!
No vídeo lá em cima e em nosso álbum no Facebook, você pode espiar um pouquinho de como estão sendo nossos dias de quarentena aqui em casa. Na maior parte do tempo e vivências, eu embarco nas “viagens” e vontades deles, minha mocinha de 4 anos e meu garotinho de 2 anos. Outras acontecem não porque sou uma mamãe professora. Mas uma mamãe curiosa e “fuçadora”. Muitas destas vivências dos meus pequenos que compartilho aqui com vocês, você também encontra em outros blogs, sites, redes sociais. Afinal, o maior aprendizado dessa nova era é a solidariedade. E ela também se encaixa em trocar experiências. Vamos trocar e fazer acontecer!
Não deixem de visitar nosso livro Trilhas de aprendizagem. Ele também traz muitas ideias legais de como brincar e aprender. Você já recebeu ou irá receber impresso em sua casa!
Desafio #1: Pra gente grande!
Para todos os interessados e curiosos que querem entender melhor o universo precioso do brincar e buscam também ideias e horizontes, segue abaixo um vídeo que irá mexer com você, tenho certeza! E deste link, você pode seguir para tantos outros tão ricos que estão lá no Território do Brincar.
Desafio #2: Pra gente pequena!
Selecionamos alguns vídeos para assistir junto das crianças e inspirar suas brincadeiras! Além do vídeo logo abaixo, sugerimos assistir também a Sinuquinha e o Jogo com pedras - cada um de uma região diferente do nosso Brasil! Conheçam também o Canal Parabolé, que traz uma série de sugestões de brincadeiras!
Casinha e Guisadinhos no Vale do Jequitinhonha (MG)
É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!
Continuem acompanhando nosso blog: todo dia útil teremos novidades! Deixe também aqui nos comentários suas sugestões e como foi a experiência a partir de nossas propostas! Não esqueça também de preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!
Texto, roteiro, seleção dos materiais, fotos e participação: Daniely Nobre
Publicação: Fernanda Fusco e Daniela Maia
Vinheta e edição do vídeo: Fernanda Fusco
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Vinheta e edição do vídeo: Fernanda Fusco
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Olá pessoal da escola. Gostei muito de rever minha amiguinha Heloisa...Também estamos brincando de muitas coisas diferentes e malucas...Já fizemos cabana, pintura, massinha, dançamos...fizemos pão de queijo, bolo, pãozinho de batata...Estamos com saudades mas, sabemos que o melhor agora é ficar em casa.
ResponderExcluirUm beijo bem grande.
O André adorou ver a Heloisa e as brincadeiras.
ResponderExcluirFizemos algumas em casa🥰