14 maio 2020

Colaborar: Eu sou criança e também posso ajudar

Olá, tudo bem com vocês? Hoje vamos conversar um pouquinho a respeito de cooperação/colaboração. A cooperação ou colaboração é a tarefa de ajudar e servir, de uma maneira desinteressada, aos demais. Para que as crianças sejam pessoas colaboradoras e cooperantes é necessário que desenvolvamos nelas um espírito generoso, solidário e altruísta. A cooperação se ensina às crianças por meio do exemplo. Se as crianças virem atitudes de cooperação dos seus pais com os outros, elas se sentirão motivadas a praticá-las e imitá-las. Para ilustrar este assunto, teremos uma história muito legal para ver e em seguida virão os desafios... Vamos lá?




A colaboração é uma habilidade que deve ser desenvolvida durante toda a vida de uma criança, começando desde cedo! Vamos ver a história que a professora Cláudia Labate separou pra gente!

Desafio #1: Assistir a história A Galinha Ruiva


Respeitar o próximo, ter responsabilidade, saber agir em equipe e se relacionar melhor com as outras pessoas, são as principais características de uma pessoa colaborativa. A construção dessa ação tem que ser desenvolvida cedo, desde os primeiros anos do bebê. Dessa forma, quanto mais essa habilidade for trabalhada, mais atitudes positivas eles terão durante o seu desenvolvimento!

O material Trilhas de Aprendizagens  (que vai chegar nas casas de vocês), na página 48, vocês podem ler mais e mais sobre a temática da literatura, e como a contação de histórias é muito importante para as crianças. Não deixe de conferir!  

Desafio#2: Desenhar as personagens da história e contar para todos que estão em casa


Desafio #3: Ouvir a versão da história em áudio

Você sabia que uma história pode ter muitas versões? Com a história da Galinha Ruiva não é diferente. Ouça em nossa playlist uma outra versão dessa história. Ah! você pode usar as personagens que fez para brincar enquanto ouve a história.



Continue acompanhando nosso blog: todo dia útil teremos novidades! Deixe também aqui nos comentários suas sugestões e como foi a experiência a partir de nossas propostas! Não esqueça também de preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

Roteiro, participação, fotos e texto: Cláudia Labate
Edição do vídeo e publicação: Daniela Maia
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Um comentário:

  1. Parabéns a todos os profissionais desta escola... Não sou mãe de aluno daí ..mas adorei os vídeos e a maneira que as professoras estão lidando com essa pandemia ... parabéns e continuem assim abraços a todos

    ResponderExcluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png