A professora Luciana Velasco preparou um vídeo para resgatarmos algumas brincadeiras tradicionais e um pouquinho da história de cada família. Ensinar essas brincadeiras e histórias para as crianças ampliam seus repertórios e fazem parte da construção de suas identidades, além de serem objetivos da Educação Infantil e fazerem parte das propostas do Currículo da Cidade, documento da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Nas páginas 36 e 37 do documento Trilhas de Aprendizagem (que vai chegar nas casas de vocês), vocês podem conferir algumas propostas sobre as brincadeiras tradicionais e sobre o resgate da história da criança e de sua família
Pois é, acho que tivemos muitas lembranças boas hoje, não é? Vamos então organizar as propostas?
Desafio #1: Vamos assistir alguns vídeos de brincadeiras tradicionais?
O homem bateu em minha porta, brincadeira proposta pelo grupo Palavra Cantada
Já conhecem também as brincadeiras babalu e bem-me-quer? Clique aqui e aqui para conhecerem as propostas do Canal Parabolé!
É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!
Desafio #2 ao #5: Pesquisa com um adulto da família, análise de fotos, brincar juntos e registro
As crianças podem, através de uma ligação ou chamada de vídeo, fazer uma pesquisa/entrevista com parentes e amigos ou fazer com pessoas da família que moram com ela. É importante estimulá-las a fazer as perguntas da pesquisa, já que isso faz parte do aprendizado. Seguem algumas sugestões de perguntas que as crianças podem fazer:
- Qual a brincadeira preferida quando era criança?
- Como se brincava desta brincadeira?
- Tem fotos de quando era criança?
Se for possível, é interessante que a criança veja fotos dos adultos da família quando eram crianças, seja da pessoa com quem ela conversou ou de quem mora com ela, e brincarem juntos! A criança também pode fazer algum registro dessa pesquisa através de desenho, com o material que tiver em casa, ou vocês podem registrar esses momentos de conversa e brincadeiras através de fotos.
Continue acompanhando nosso blog: todo dia útil teremos novidades! Deixe também aqui nos comentários suas sugestões e como foi a experiência a partir de nossas propostas! Não esqueça também de preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!
Roteiro, participação e texto: Luciana Velasco
Edição dos vídeos: Fernanda Fusco e Luciana Velasco
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.orgFotos: Arquivo pessoal de Luciana Velasco e da EMEI Cel. Manuel Soares Neiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário