05 maio 2020

Corona Vírus: Vamos nos proteger e brincar!

Olá, crianças! Hoje, junto com a professora Cristiane Moreira, vamos aprender a confeccionar uma máscara com materiais que você tem aí na sua casa e, com a ajuda de um adulto, toda a sua família ficará protegida! Lembramos que, de acordo com as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde), não devemos sair de casa sem máscara. Essa proposta é muito bacana para fazer com as crianças neste momento em que se proteger é essencial conforme estabelece a legislação municipal.


Pensando no bem estar das famílias e na incorporação de hábitos novos na rotina das crianças, a confecção de máscara caseira com materiais já existente nas residências é uma medida prática e eficaz no momento, para a prevenção do contágio pelo novo coronavírus. Assim, propomos transportar esta nova experiência necessária para o contexto do imaginário da criança. Então vamos lá?!



Desafio #1: Assista ao vídeo da professora Cristiane e confeccione sua máscara

Com os materiais em mãos, vamos assistir o vídeo da professora Cristiane e juntos confeccionar a máscara?

Veja a lista de materiais:
1 camiseta que você não usa mais
1 tesoura sem ponta
1 pedaço de fita, linha ou barbante
1 régua
1 lápis ou caneta

Veja as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) acerca do uso e higienização da máscara de proteção.

Desafio #2: Vamos brincar com a Cia. Lúdica Tv

Agora que você e sua família já estão super protegidos, vamos brincar! Que tal usarmos o tecido da camiseta que sobrou para uma brincadeira bem divertida?



É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

Desafio #3: Jogo de percurso: Xô, Corona Vírus!

E a brincadeira continua... Que tal aprender a confeccionar um jogo de percurso com a professora Cristiane? Nossa proposta aqui é criar estratégias e ferramentas que viabilizem o processo de aprendizagem da criança, desenvolvendo seu potencial cognitivo, suas habilidades manuais, motoras por meio da brincadeira com o jogo que incentivará a criança a explorar sua criatividade. Utilizando materiais que fazem parte de seu contexto, ela também irá, por meio da ludicidade, incorporar regras, conceitos e orientações básicas e necessárias para seguir a quarentena do isolamento social. A criança irá confeccionar o instrumento para a sua brincadeira construindo um jogo de percurso com materiais simples e reutilizáveis.

Acesse nosso Facebook e veja todas as imagens do jogo. Clique aqui!

Você vai precisar de:
1 rolo de papel higiênico ou 8 tampinhas de garrafa
1 folha de sulfite ou similar
1 tesoura sem ponta
Cola
1 régua
Canetinhas
Cola

No vídeo acima, aprenda o passo-a-passo e as regras do jogo. Convide alguém para brincar com você e boa diversão!

Continue acompanhando nosso blog: todo dia útil teremos novidades! Deixe também aqui nos comentários suas sugestões e como foi a experiência a partir de nossas propostas! Não esqueça também de preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, participação e fotos: Cristiane Moreira
Texto: Cristiane Moreira e Daniela Maia
Edição dos vídeos e formatação do texto: Fernanda Fusco e Daniela Maia
Vinheta: Fernanda Fusco
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)
Efeitos sonoros: FreeSound.org

3 comentários:

  1. Obrigada pelo apoio desta equipe incrível para a realização deste material para o blog de nossa escola!
    Parabéns...juntos podemos aprender a transformar e fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Cris, meus parabéns pela criatividade na idealização e confecção do jogo de percurso! Achei maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Prof. Cristiane , parabens pelo maravilhoso trabalho com seus alunos contextualizado e muito criativo! Amei sua ideia de jogo de percurso!!

    ResponderExcluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png