12 maio 2020

Diário de criança: me conte tudo sobre isso

Olá! Na publicação de hoje vamos falar um pouquinho sobre o diário, sua importância e suas diversas formas de existir e se estruturar, desde a infância. Você já ouviu falar em diário? Você já pensou em utilizar um caderno para registrar as experiências mais importantes do seu dia? O diário é esse "lugar" de produção de cultura e história, utilizado no mundo inteiro, que serve para registrar as experiências cotidianas, situando-as no tempo, criando memórias e deixando marcas.


Os benefícios de incorporar um diário em nossa rotina, desde pequenos, são tantos que fiz até uma lista:


Um diário
1. Registra emoções e memórias
2. É lugar de expressar-se, de maneira única, singular
3. Marca, registra a passagem do tempo e ainda ajuda a lembrar
4. “Guardar”, eternizar momentos
5. Mostra que crescemos
6. Possibilita “ver” como era o antes, como eram os desenhos, as formas, as preferências
7. Pode transformar sentimentos e emoções em expressão artística, desenho ou pintura, ajudando a entender melhor o que se sente
8. Propicia o contato significativo com números (data, dia, mês e ano, número de páginas) e letras (adulto como escriba)
9. Feito por suas mãos pode ser uma ótima oportunidade de presentear alguém 

Hum! Ter um diário é mesmo muito importante.

Desafio #1: Que tal aprender a confeccionar um caderno e fazer dele seu primeiro diário?

Vamos aprender juntos!

Você vai precisar de:
10 folhas de sulfite
1 folha de papel Canson ou similar
1 tesoura sem ponta
1 pedaço de barbante ou similar
Tinta e/ou materiais diversos para ilustração da capa

Desafio #2: Sugestões do que registrar em seu diário


A Profª Fernanda Fusco, gentilmente, abriu as páginas do seu diário pra gente. Obrigada Prô Fernanda. Vamos assistir juntos tudo o que ela tem para nos contar!

É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

Desafio #3: Convite: Você já olhou para o céu hoje?



Desafio #4: Que tal presentearmos quem amamos?

Você pode fazer alguns cadernos e quando pudermos voltar a encontrar as pessoas que amamos, presenteá-las. Tenho certeza que ficarão muito felizes em saber que foram lembradas, será uma linda manifestação de carinho.


Desafio #5: Trilha sonora

Na seleção musical de hoje, músicas que todas as crianças conhecem e que cantamos todos os dias em nosso acolhimento. Então para matar a saudade, basta clicar no play!


Continue acompanhando nosso blog: todo dia útil teremos novidades! Deixe também aqui nos comentários suas sugestões e como foi a experiência a partir de nossas propostas! Não esqueça também de preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Na página 41 do documento Trilhas de Aprendizagem (que vai chegar nas casas de vocês), vocês podem conferir a temática do diário, sua importância e possibilidades de criação. 

Roteiro, participação e edição do vídeo: Daniela Maia e Fernanda Fusco
Texto e publicação: Daniela Maia
Vinheta: Fernanda Fusco
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)
Efeitos sonoros: FreeSound.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png