27 maio 2020

História e dobradura: Uma criança muito curiosa!

A contação de história tem como objetivo promover a imaginação, a criatividade, despertar a curiosidade, a emoção, a atenção e a concentração, estimular a linguagem, proporcionar às crianças inúmeras possibilidades de se desenvolver e aprender conceitos novos.



Agregar a confecção de brinquedos com a arte da dobradura, pode intensificar conceitos matemáticos, aproximar o contato das crianças com figuras geométricas, estimular a concentração, desenvolver a coordenação motora das mãos, olhos e corpo em geral, a motricidade fina, ativar a memória, desenvolver a paciência, proporcionar momentos de relaxamento, promover o aprendizado, estimular a visão espacial e a forma de expressão. A contação de história e a arte da dobradura despertam nas crianças momentos de interesse e descobertas onde exploramos todas as áreas do conhecimento e estimulamos para novas possibilidades de brincadeiras onde a criança sente o prazer em elaborar novos recursos e caminhos para construir novos percursos de aprendizagens.


Para saber mais e mais sobre a importância de ouvir histórias, clique aqui!

Desafio#1: Dobrar, brincar e ouvir história



O Origami (dobradura) é uma arte milenar. Com um pedaço de papel e muita imaginação e criatividade o papel se transforma. Clique aqui e saiba mais sobre os benefícios do  origami para as crianças.


No vídeo abaixo, você pode conferir todo o passo a passo! Caso perdeu algo durante a história, basta assistir:



Desafio#2: Vamos cantar e brincar



É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

Desafio#3 Você gosta de ouvir de histórias?

Entre no mundo da imaginação... Nessa reportagem da Folha de São Paulo, muitas possibilidades de conhecermos contadores de histórias incríveis. Não deixe de conferir!


Continue acompanhando nosso blog: todo dia útil teremos novidades! Deixe também aqui nos comentários suas sugestões e como foi a experiência a partir de nossas propostas! Não esqueça também de preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!


Texto e participação: Cristiane Moreira
Edição de vídeo e vinheta: Fernanda Fusco
Publicação: Daniela Maia
Efeitos sonoros: FreeSound.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png