19 maio 2020

Leitura: Hoje é dia de histórias!

No post de ontem, a professora Laís Pires trouxe uma proposta bem legal de uma cabana para as crianças terem um espaço onde podem brincar, realizar leituras, enfim, onde podem se expressar e expressar sua imaginação. Nosso desafio de hoje traz a magia da história, pois através dela podemos viajar através do tempo, dos lugares, dos personagens e enredos.


Ter contato com vários tipos de narrativas e suportes textuais, que são os materiais impressos, faz parte da formação da criança enquanto leitora. Deixar que contem, do jeito delas, a história de um livro que já conhecem ou através das imagens, é importante no processo do desenvolvimento infantil. Vamos para os desafios de hoje?


Desafio #1: Vamos ler um livro?

Se em casa tiver algum livro infantil, um adulto pode ler junto com a criança e, ao final, conversarem sobre o que a criança mais gostou da história, sobre os personagens, as imagens. É importante também apresentar o autor e ilustrador da história. Alguns livros trazem uma breve descrição de quem escreveu e fez as ilustrações do livro.

Desafio #2: Vamos assistir a contação de histórias?

Hum! Mais uma versão da história: A Galinha Ruiva!



E agora: O Mistério da Borboletinha



No material Trilhas de Aprendizagem(que vai chegar nas casas de vocês) da página 46 até a 56, tem algumas histórias que podem ser lidas com as crianças e algumas sugestões para esse momento. Não deixe de conferir! 

Ainda no material Trilhas de Aprendizagem tem alguns links bem legais que podem ser visitados em momentos escolhidos pela família. Clique aqui e veja muitas outras histórias, algumas que as crianças vão gostar de ouvir de novo e outras que ainda não conhecem! Embarquem juntos nessa viagem!  

Para saber mais e mais clique nos links abaixo:
Mais Diferenças. Educação e Cultura Inclusivas. 
Mãos Aventureiras

Agora que você já conheceu muitas possibilidades de contar histórias para as crianças, escolha uma ou mais histórias por dia, prepare um cantinho bem aconchegante e boa viagem!

É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

Texto, roteiro, participação, seleção dos materiais e edição do vídeo: Luciana Velasco
Publicação: Daniela Maia 
Vinheta: Fernanda Fusco
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)
Efeitos sonoros: FreeSound.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png