Com o isolamento social, muitas crianças acabam não tendo um contato direto com a natureza, que é essencial para o seu desenvolvimento. De acordo com as autoras Eulália Bassedas, Teresa Huguet e Isabel Solé:
As crianças dessa faixa etária constroem teorias bastante coerentes em si mesmas, porém pouco adaptadas à realidade. A interação e o conhecimento do ambiente permitem a elas irem construindo interpretações mais ajustadas e mais potentes para continuar aprendendo sobre o funcionamento do mundo que as envolve. (Aprender e ensinar na Educação Infantil, p. 72)
Dentre outros benefícios, estão a criatividade, a imaginação, a motivação, além da admiração e cuidados com o meio ambiente. A partir da exploração da natureza, os pequenos também estimulam a curiosidade, fazem novas descobertas e desenvolvem a inteligência naturalista.
É parte da vida saudável de bebês e crianças o contato com a natureza: ouvir histórias e brincar na sombra das árvores, fazer cidades e estradas no tanque de areia, escalar uma escada de corda amarrada a um galho de árvore, balançar numa rede ou num balanço amarrado a um galho de árvore, brincar com barro, terra e água, produzir e brincar com objetos ao vento (pipa, biruta, cata-vento), lavar os brinquedos, participar de jogos de movimento ou simplesmente observar a natureza, ouvir um canto de pássaro, visitar as flores do jardim, acompanhar o crescimento das verduras na horta ou de uma planta. (Currículo da Cidade: Educação Infantil, p. 97)
Mas, durante essa pandemia, como podemos aproximar o contato com a natureza apenas em nossos lares, onde muitas vezes estamos cercados por muros ou paredes de concreto? Uma forma de adaptar esse contato é propor brincadeiras com diferentes elementos naturais, como barro, argila, ar, luz e sombra, folhas, pedrinhas, entre outros. No vídeo de hoje, as professoras Fernanda Fusco e Nabile Claro trazem como sugestão algumas brincadeiras com água, que podem ser realizadas de acordo com as necessidades e possibilidades da criança, família e espaço onde vivem e convivem! Além das sugestões do vídeo, trouxemos também outros desafios!
Desafio #1: Nós vamos invadir sua praia!
Conforme citamos no vídeo, uma das brincadeiras que realizamos em nossa escola no ano passado foi de praia! Que tal simular em casa também, quando o dia estiver bem quente? Junto com a criança, vocês podem procurar objetos para o faz-de-conta: uma toalha pode virar a esteira, o guarda-chuva vira um guarda-sol, uma bacia com água vira o mar e, se quiserem, também podem se vestir a caráter! Usem a criatividade! E se pensarem também em uma trilha sonora? Deixamos abaixo uma lista de músicas com ritmos (rock, surf music, entre outros) que podem combinar com esse tema e que também ouvíamos na escola!
Na página 43 do material Trilhas da Aprendizagem tem outras sugestões de brincadeiras e experiências com água: vale a pena conferir!
Infelizmente vocês fizeram a pesquisa na internet, observaram o céu e o tempo, e o dia está frio e chuvoso. Algumas das brincadeiras que as professoras sugeriram no vídeo não podem ser realizadas, caso contrário podemos ficar doentes! Mas que tal aproveitar a oportunidade para estudarem juntos sobre a chuva: De onde será que ela vêm? Quanto choveu hoje? O que podemos fazer nesses dias? Para introduzir o tema, ouçam juntos a música Chuva, chuvisco e churavada, do cantor e compositor Hélio Ziskind:
Ouçam também a música De gotinha em gotinha, do grupo Palavra Cantada, clicando aqui! Em seguida, façam juntos uma lista de brincadeiras e atividades que podem ser realizadas em dias chuvosos: o próprio Hélio dá uma sugestão durante a música de fazer chá com bolinho! Juntos, vocês podem também realizar algumas experiências como a chuva no copo (clicando aqui), construir um pluviômetro (clicando aqui) e descobrir como a água vira chuva com o Show da Luna! (clicando aqui).
É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!
Continue acompanhando nosso blog: todo dia útil teremos novidades! Deixe também aqui nos comentários suas sugestões e como foi a experiência a partir de nossas propostas: se quiserem, vocês podem tirar fotos e gravar vídeos para enviar para nossa lista de transmissão do Whatsapp! Não esqueça também de preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!
Roteiro, participação, texto e edição do vídeo: Fernanda Fusco e Nabile Claro
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário