15 maio 2020

Vamos conversar?: As novas maneiras de estarmos juntos(as)

Olá famílias! Tudo bem com vocês? No vídeo de hoje nossa coordenadora pedagógica Márcia Trípodi conversa um pouquinho sobre a intencionalidade de nossas ações neste período de isolamento social. Confira:


Este é um período realmente desafiador! É um momento em que precisamos repensar e reorganizar vários aspectos de nossa vida cotidiana. E com a escola não é diferente: tivemos que refletir sobre como poderíamos atuar agora, neste momento de excepcionalidade. Percebemos que a única maneira de superar essas adversidades era estarmos juntos, apesar de estarmos longe. Assim, sem fugir dos princípios que orientam a nossa prática e estão presentes em vários documentos da Secretaria Municipal de Educação, como o Currículo da Cidade da Educação Infantil, coletivamente decidimos que o mais importante era propiciar momentos em que as crianças pudessem se lembrar da escola e se sentissem acolhidas por nós. Também percebemos que poderíamos, dentro das singularidades que o momento guarda, continuar nossa parceria com vocês, famílias, e fazer propostas que pudessem auxiliar nesse período. Esse texto amplia a discussão sobre como as famílias estão vivenciando a quarentena.


Partimos do princípio que as propostas poderiam ser realizadas em qualquer espaço e com materiais alternativos, ou seja, com aquilo que temos em casa. Outra preocupação nossa foi com o tempo de exposição das crianças às telas (celular, tablet, computador e/ou TV) pois sabemos que as crianças não devem ficar expostas a esses equipamentos por muito tempo; então nossas propostas buscam o contato com as crianças em pequenos momentos para que saibam que nós estamos pertinho, mesmo que distantes, permitem que recordem o que acontecia na escola e também propõe uma “conversa” com as famílias sobre os objetivos de cada vivência sugerida.

Nessa entrevista, o pedagogo, pensador e desenhista Francesco Tonucci que é um pesquisador da infância, dá várias dicas de coisas bacanas que podemos fazer com as crianças em casa neste momento, coisas da rotina da família que sempre trazem aprendizados para as elas. Outra proposta que pode auxiliar nesse momento para que as crianças possam realizar experiências longe dos computadores e celulares é o material impresso Trilha de Aprendizagens que está chegando nas casas de vocês.

Agora que já sabemos um pouquinho sobre o percurso que realizamos para chegar até aqui e porque escolhemos esse caminho, gostaríamos de ressaltar que é muito importante para nós cada retorno que vocês nos dão aqui no blog (ou Facebook, Instagram e WhatsApp também) porque assim vemos como nossa proposta está chegando até vocês; cada vídeo, cada foto que vocês nos enviam ameniza um pouquinho a saudade que estamos das crianças.

Roteiro, participação e texto: Márcia Trípodi
Edição do vídeo, vinheta e publicação: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png