18 junho 2020

Artes: Pintura com café

Hum tem cafezinho saindo? Se tiver aproveite a borra de café para fazer uma pintura com ela! Hoje iremos aprender a fazer uma tinta de café, feita apenas com a mistura de pó de café com água, vamos desenhar ao cheirinho gostoso dele! O mais bacana é que, dependendo da quantidade de água, você pode obter diferentes consistências.


Ah! Fiquei sabendo que muitos de vocês já conhecem essa técnica, inclusive já pintaram com outras especiarias, como com o urucum, canela e açafrão! Quando as crianças entram em contato com diferentes materiais desenvolvem diferentes percepções, e nessa atividade desenvolveram seus sentidos como o olfato e tato, além de desenvolvem a coordenação motora fina, estimularem a criatividade, fazem uma experimentação, de acordo com a quantidade da água colocada, obterão resultados diferentes e assim farão uma descoberta nova a cada experimento e tornam esta técnica fascinante! Vamos fazer nossa atividade?


Vamos precisar de:
  • 1 colher de pó de café
  • 1 pote com pouca água
  • papel (sulfite, papelão)
  • pincel
  • 1 colher pequena 

É através do desenho que as crianças podem expressar seus sentimentos, e nele podemos notar o que elas estão pensando e sentindo. As crianças precisam ser escutadas, é muito importante que possamos escutar suas angústias, medos e aflições ainda mais nessa situação de isolamento social. O que elas falam é muito válido, e ao escutar a criança ele se sente cuidada, importante e amada e só assim poderemos ajuda elas. Deem espaço para ouvirem elas, isso é algo primordial na infância!

Na página 45 do documento Trilhas de Aprendizagem (que vai chegar nas casas de vocês), vocês podem conferir outras receitas de tinta com materiais que você tem em casa. 


Desafio #1: Hum! Culinária

Que tal fazer uma receita bem gostosa com o café? Vou passar a receita de um delicioso Cappuccino:

Ingredientes
50 g de café solúvel
250 g de leite em pó (integral ou desnatado)
3 colheres (sopa) de chocolate em pó (não pode ser achocolatado)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
250 g de açúcar (ou equivalente em adoçante)
Modo de preparo
1. Bater no liquidificador o café até ficar fino. Acrescentar aos outros ingredientes em uma tigela e peneirar tudo junto em outra.
2. Use 2 colheres de sobremesa para 1 xícara de água fervente.

Desafio #2: Tintas naturais

Vamos criar outras tintas com a mistura de várias especiarias juntos? Nessa matéria da revista Nova Escola vamos aprender uma tinta diferente, com pigmentos naturais: açafrão, terra, pó de café e urucum. Não deixe de viver essa experiência!



É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!


E não deixem de fazer seu comentário no nosso blog, tirem fotos e filmem! Registrem este momento! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, seleção de materiais e texto: Arline Midori
Edição do vídeo e vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png