26 junho 2020

Baú de Memórias: Artes

Oba! Hoje é dia de... Baú de Memórias! Hum já sei, você também está com saudades dos momentos em que o pincel, o papel, a terra, a tinta, as caixas, a música, as misturas e as explorações de muitos matriais te faziam companhia lá na nossa escola, não é mesmo?! Para aquecer nossos corações, a professora Catarine preparou um vídeo lindo, que revela um pouquinho de nossos momentos e ajuda a matar essa saudade, vamos assistir?



Uau crianças! Quantas cores, quantos traços, quantas criações, quanta beleza, quantas expressões! E por falar em expressão e crianças, essas andam de "mãos dadas" com a cultura, com a arte e especialmente, com as interações e descobertas do mundo a sua volta, como nos diz Márcia Gobbi:


Neste período da vida, meninos e meninas são considerados sujeitos históricos e de direitos, o que constitui formas de estar no mundo manifestas nas relações e práticas diárias por eles vivenciadas, experimentando a cada instante suas brincadeiras, invenções, fantasias, desejos que lhes permitem construir sentidos e culturas das quais fazem parte, permitindo-nos afirmar que são ativos, capazes, com saberes diversos, que se manifestam com riqueza demonstrando suas capacidades de compreender e expressar o mundo. 

E assim nessa relação da criança com o mundo, a criança é transformada por ele e também o transforma, nessa relação criativa, investigativa e brincante! Criar e brincar...vamos lá crianças! Que tal, agora que já assistimos o vídeo, se nos desafios de hoje, com os materiais que tem aí na sua casa, você puder se inspirar e viver ou reviver algumas das experiência que já tivemos lá na escola? Então vamos lá!

Desafio#1: Pintura em papel alumínio


Para esse desafio você vai precisar de uma pedaço de papel alumínio, aquele que se usa na cozinha (peça para um adulto te ajudar), tintas coloridas, um pincel (ou faça sua pintura com os dedos se preferir). Acho até que ele se aprece com um espelho, depois você me conta.   Sinta a textura do papel, perceba o som, o barulhinho que ele faz. Depois dessa exploração, amasse e desamasse o papel e boa pintura!



As crianças têm suas próprias impressões, ideias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico. Tais construções são elaboradas a partir de suas experiências ao longo da vida, que envolvem a relação com a produção de arte, com o mundo dos objetos e com seu próprio fazer. As crianças exploram, sentem, agem, refletem e elaboram sentidos de suas experiências. A partir daí constroem ignificações sobre como se faz, o que é, para que serve e sobre outros conhecimentos a respeito da arte. (RCNEI, p. 88-89)

Desafio#2: Vamos ouvir uma história!

Vamos ouvir a história " O homem que amava caixas" de Stephen Michael King, contada pela Cia. Luminária. Convido a todos(as) a observar as materialidades usadas para a contação dessa história.



Desafio#3: E por falar em materialidades, criatividade e expressão...



Separe alguns materiais aí na sua casa, podem ser caixas, embalagens vazias, papéis coloridos, tampinhas, pedacinhos de tecido, canetinha, cola e tinta. E então, a partir desses materiais, faça pesquisas, descubra possibilidades, experimente, sinta e então, as caixas podem se transformar em...tudo que a sua imaginação quiser. Nós já fizemos isso na nossa escola por muitas e muitas vezes. Então, vamos lá!  



É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

E não deixem de fazer seu comentário no nosso blog, tirem fotos e filmem! Registrem este momento! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, seleção de materiais e texto: Daniela Maia
Edição de vídeo: Catarine Montanari
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Kevin MacLeod - Incompetech

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png