05 junho 2020

Baú de memórias: Horta e alimentação saudável

Oba! Hoje é dia de Baú de Memórias. Vamos abrir nosso baú e relembrar alguns momentos em que vivemos experiências com a horta, com a germinação de sementes e ainda os momentos que aprendemos receitas deliciosas e saudáveis. Vamos matar a saudade!



Os benefícios dessa aproximação das crianças com a natureza e seus processos por meio da horta e culinária são incontáveis, mas vamos aqui destacar alguns:
1. Possibilitar a produção e consumo de alimentos naturais (livres de agrotóxicos) pelas crianças, aprendendo novos modos de vida.
2. Perceber o processo de produção dos alimentos, o tempo e os cuidados necessários.
3. Realizar atividades ligadas à culinária, o que influencia a construção de novos hábitos alimentares, incorporando-os em sua rotina e de sua família, afinal o conhecimento experienciado pelas crianças na escola ultrapassam seus muros!
4. Construir um olhar crítico acerca das consequências das ações do homem sobre o meio ambiente e a natureza e o que podemos fazer para mudar essa realidade, mesmo num pequeno espaço como uma horta, por exemplo.
5. Despertar para o potencial nutritivo de cada alimento e como isso pode impactar positivamente nossa saúde e de toda família.
6. Aproximar as crianças da natureza, o que é capaz de abrir portas para despertar a curiosidade das crianças, seu desejo de conhecer mais e mais sobre o assunto.
7. Propiciar o conhecimento prático de um conceito complexo: o tempo.
8. Provocar os sentidos, despertar para as diferentes texturas, formatos, cores, aromas, sabores da natureza.

Lá na nossa escola já vivemos muitas experiências culinárias, onde junto com as nossas crianças preparamos patê de rabanete, vitamina de abacate, suco verde, água saborizada, entre outras. No começo as crianças ficam receosas, algumas até dizem "Prô, eu não vou querer!", mas depois de participarem de todo o processo, ficam muito envolvidas e encorajadas a provar, nem que for só um pouquinho! E isso é um passo muito importante na construção de novos hábitos para as crianças. E já que estamos falando em relembrar, que tal relembrarmos como podemos aromatizar água? Além de um visual incrível, a água ganha um sabor delicioso!

Desafio#1: Água aromatizada, vamos experimentar!

Clique aqui e confira algumas receitas


Nas páginas 29, 30, 31 e 40 do documento Trilhas de Aprendizagem (que chegou ou vai chegar nas casas de vocês), vocês podem conferir a temática da alimentação, sua importância e formas de melhor conduzir esse momento com as crianças, outros links e receitas. Não deixe de conferir. 

Desafio #2: Vitamina de Abacate, vamos relembrar esse sabor


Vitamina de abacate

Ingredientes:
1 abacate maduro
1 copo de leite
Açúcar a gosto

Modo de preparo: 
Bata todos os ingredientes no liquidificador. E já está pronto! Bom apetite.  



Desafio #3: Germinação

Acompanhe um processo de germinação de feijão...em câmera lenta, você vai se encantar! Confira.



Que tal fazer a experiência da germinação de feijão aí na sua casa, clique aqui e veja como isso é possível. Ah! Você pode substituir o tecido por folhas de papel toalha que também dá certo!

Desafio #4: Vamos cantar e aprender



É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês também podem nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Todas essas ações irão reforçar o que foi aprendido e desfrutado, além de servirem como recordação para toda a vida! Convidamos a todas e todos também a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!


Roteiro e texto: Daniela Maia
Edição do vídeo: Catarine Montanari
Vinheta: Fernanda Fusco
Fotos: Equipe EMEI Cel. Manuel Soares Neiva
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Rainbows by Kevin MacLeod (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png