12 junho 2020

Baú de memórias: Jogos e Letras

Olá crianças e famílias, que bom abrir nosso baú mais uma vez! Hoje ele está repleto das experiências vividas pelas crianças em nossa escola com jogos e letras e como as aprendizagens acontecem de forma significativa e brincante. Por definição, jogo "é um termo do latim “jocus” que significa gracejo, brincadeira, divertimento..." e pela potente interação das crianças com o mundo (social, letrado, afetivo, natural, brincante, cultural entre outros tantos) pode significar ainda aprendizagem e experiência!


A interação com o mundo letrado deve acontecer de maneira significativa. Afinal para quê serve a escrita? Você já pensou sobre isso? A escrita serve para comunicar, expressar ideias, como em livros, jornais, receitas culinárias, bulas de remédio, manuais de instrução em geral, contratos, revistas, receituário médicos, diários, cartas, mensagens por aplicativos de conversa, lista de compras ou tarefas, bilhetes, entre tantos outros. Nesse sentido se sabemos que a escrita é, desde os tempos mais antigos, a maneira que a humanidade encontrou (inventou) para se comunicar, a cópia de letras ou palavras "soltas", isoladas de um contexto significativo, que visa narrar ou comunicar algo, não tem sentido algum para as crianças. E acaba por virar um ato puramente mecânico! As fotos trazidas no baú de hoje e as postagens diárias por aqui, traduzem nossas concepções e o trabalho realizado em nossa escola, na perspectiva de aproximar as crianças do mundo letrado de forma significativa e contextualizada.


Desafio #1: Detetive 

Agora que você já sabe que o mundo letrado deve ser apresentado às crianças de forma significativa, que tal se, juntos, procurassem ai na casa de vocês portadores de textos (alguns deles citados acima). Onde a escrita aparece em nosso cotidiano? Quando a utilizamos? Porquê? Vamos conversar com as crianças sobre isso!

No material Trilhas de Aprendizagem(que vai chegar nas casas de vocês) a partir da página 48 essa temática da leitura nos convida a nos aproximarmos dessa temática. Não deixe de conferir! 

Desafio #2: Vamos viajar pelo mundo da leitura




Uma das possibilidades de divertir e encantar as crianças sempre foi e sempre será a leitura. Ela é capaz de nos tirar do lugar, mesmo sem sair dele! Viajamos no mundo das histórias... e isso é bom demais! Os livros tem o poder de nos conectar a outros mundos possíveis. No Lunetas é possível encontrar uma lista incrível de sites e editoras que disponibilizam acesso gratuito a livros infantis. Não deixe de conferir! Ei, família... E por falar em leitura, essa é para você:

A praia no tapete, o cavalo na vassoura, o mundo inteiro na sala de casa 
Gregório Duvivier

“Não é fácil estar confinado com uma criança. Faz dois meses que minha filha pede, todo dia, pra ir à praia.
Na primeira vez, tentei explicar que não dava. “Filha, tá rolando uma pandemia, como é que eu vou explicar, um vírus que…” —daí me lembro que ela tem dois anos de idade. Tento resumir: “Não dá, é impossível”, e ela então começa a chorar, e lembro que é mais fácil explicar uma pandemia pra uma criança de dois anos do que dizer que “não dá, é impossível”.
No desespero surge uma ideia. “Chegamos. Olha o mar ali.”...

Para saber como foi essa viagem, clique aqui !


É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês também podem nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Todas essas ações irão reforçar o que foi aprendido e desfrutado, além de servirem como recordação para toda a vida! Convidamos a todas e todos também a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro e texto: Daniela Maia
Edição do vídeo: Catarine Montanari
Vinheta: Fernanda Fusco
Fotos: Equipe EMEI Cel. Manuel Soares Neiva
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Rainbows e Sweet Release (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png