08 junho 2020

Caixas e mesas sensoriais

Há algumas semanas, trouxemos como sugestões de vivências o preparo de uma tinta caseira e brincadeiras com água. Que tal explorarmos ainda mais as sensações? No vídeo de hoje, a professora Carla Bregola realizou três experiências: a caixa sensorial com objetos diversos, a mesa sensorial com farinha e a caixa sensorial com arroz colorido!


As crianças são naturalmente curiosas, são exploradoras natas querendo descobrir tudo ao seu redor, seu mundo, seu corpo, a natureza. Os sentidos fazem parte desta prazerosa descoberta (olfato, paladar, tato, audição e visão), especialmente o tato para descobrir o mundo e decodificar tudo o que há ao seu redor. Ainda bebê ele começa a se descobrir, sentir, identificar sua imagem refletida, passa a se perceber. A estimulação dos sentidos na educação infantil é muito importante e deve ser priorizada nas propostas de vivências, para que a criança tenha suas percepções afinadas como: cheiro, som, textura, forma, peso, tamanho e cor.


Os sentidos são responsáveis pela nossa capacidade de interpretar o ambiente, ou seja, captar diferentes estímulos ao nosso redor. Sem os sentidos não seríamos capazes de perceber as variações do meio e, consequentemente, de produzir uma ação adequada diante de um perigo. Tradicionalmente, aceitamos que os seres humanos possuem cinco sentidos principais: visão, olfato, paladar, audição e tato. (Brasil Escola)

As caixas ou mesas sensoriais são compostas por diferentes elementos que proporcionam uma rica experiência. A caixa sensorial pode ser considerada um brinquedo que estimula o desenvolvimento dos bebês e crianças através da exploração dos sentidos e tem como objetivos indiretos, dentre outros, o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, do equilíbrio, da memória e da criatividade. Também adquirem o conhecimento das cores, formas, tamanhos e texturas. Através do trabalho com os materiais sensoriais a criança passa a conhecer e interagir com seu mundo, o que a leva a ter as suas próprias experiências, estabelecendo relações lógicas através do brincar.


Sugestão de vídeo sobre os cinco sentidos

É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

Desafio #1: Caixa sensorial com arroz colorido

O efeito colorido é encantador e fascina os bebês e crianças. Nós propusemos a caixa sensorial com arroz colorido juntamente com alguns outros brinquedos para trabalhar a coordenação motora, a transferência de sólidos. Também trabalhamos a percepção das cores.

Guilherme brincando com a caixa sensorial com arroz colorido
Materiais
1 kg de arroz
corante alimentício coloridos ou tinta guache
potes ou bandejas
1 bandeja ou caixa grande 

Para fazer o arroz colorido não há muito mistério. O processo é fácil e em pouco tempo a atividade está pronta para a brincadeira. Primeiramente separei o arroz em bandejas diferentes e acrescentei a tinta guache, separando as cores. Depois coloquei para secar. Após a secagem, coloquei o arroz já colorido na caixa e terminei a montagem.

Desafio #2: Mesa sensorial com farinha

Espalhe a farinha na mesa e realize diversas brincadeiras com as mãos. Você pode acrescentar também diferentes brinquedos para a brincadeira ficar mais divertida.


Sugestão de vídeo do canal A Turma do Seu Lobato

Desafio #3: Caixa sensorial com objetos diversos

Materiais
Rolos de papel higiênico
Isopor
Tecido
Potes diversos
Diferentes grãos crus
Lixa
Esponjas
Algodão
Caixinhas de remédio;
Entre outros

Pegue uma caixa ou bandeja e espalhe os objetos. Depois vende os olhos da criança e peça para ela manipular os objetos e tentar descobrir o que seria através do tato. Você também pode conferir mais sugestões de caixas sensoriais no site Massacuca (basta clicar aqui)!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês também podem nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Todas essas ações irão reforçar o que foi aprendido e desfrutado, além de servirem como recordação para toda a vida! Convidamos a todas e todos também a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, participação, seleção de materiais e texto: Carla Bregola
Fotos: Carla Bregola e Fernanda Fusco
Colaboração: Nabile Claro
Vinheta e edição do vídeo: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

6 comentários:

  1. Parabéns Professora Carla, gostei muito desta vivência, simples de fazer, divertido e gostoso para explorar os sentidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Simples de fazer e com um resultado muito significativo!!

      Excluir
  2. Excelentes atividades para a educação infantil. As crianças se desenvolvem e descobrem o mundo de forma lúdica e prazerosa. Parabéns, professora Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Marisa!!! As atividades foram pensadas com o objetivo de aguçar os sentidos das crianças de forma criativa!! Beijos!!

      Excluir
  3. Olá professora Carla, ótima iniciativa com as crianças. Este método inovador traz a incumbência deles aprendem brincando. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise!! Agradeço seu comentário! Realmente com estas atividades as crianças aprendem de forma prazerosa e criativa. Um grande abraço!

      Excluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png