03 junho 2020

Cozinha consciente: Reaproveitando alimentos

Olá galera, tudo bem?! Na postagem de ontem aprendemos, com a Profª Arline, como podemos plantar tomates e foi uma experiência incrível. Hoje vamos continuar conversando sobre como a implementação de novos hábitos e atitudes simples em nosso dia a dia podem minimizar o desperdício de recursos naturais, a alta produção de lixo, o descarte incorreto de materiais e o consumo desenfreado que tanto impactam nosso planeta.



Algumas atitudes que salvam nosso planeta:
1. Economizar água (banhos sem demora e fechar a torneira ao escovar os dentes);
2. Evitar o uso de sacolas plásticas;
3. Separar o lixo orgânico dos demais;
4. Recolher e reutilizar a água das chuvas para lavar o quintal, o carro ou regar plantas, por exemplo;
5. Adotar o hábito de plantar árvores;
6. Aproveitar a luz solar;
7. Ensinar às crianças que a luz e os aparelhos eletrônicos não devem ficar ligados quando não estão em uso;
8. Remover um equipamento do carregador quando a carga estiver concluída;
9.  Colocar no prato pequenas porções de comida e repetir se ainda estiver com fome
10. Reutilizar talos de verduras e sementes para criar, junto com os pequenos, uma pequena horta caseira;
11. Doar ou trocar brinquedos e roupas que não usam mais;
12. Usar palavras de gentileza ao conversar ou pedir algo, lançando mão do diálogo na solução de problemas.

A ONU (Organização das Nações Unidas) lançou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Mais conhecida como ODS (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável), o plano conta com 17 objetivos globais e 169 metas que buscam, especialmente, concretizar os direitos humanos de todos(as), alcançar a igualdade de gênero, acabar com a fome e garantir a segurança alimentar por meio da agricultura sustentável. Afinal estamos falando de sustentabilidade, um conceito complexo que exige de cada um de nós, adultos e crianças, compreensão, conscientização e especialmente ações que podem impactar, positivamente, a nossa vida e a vida das gerações futuras.

"...O conceito de sustentabilidade tem sua origem relacionada ao termo “desenvolvimento sustentável”, definido como aquele que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades..." (Sesc Sorocaba

Gestos simples como apagar a luz ao sair de um ambiente, fechar a torneira ao escovar os dentes e aproveitar integralmente os alimentos são atitudes que salvam nosso planeta. E por falar em aproveitar integralmente os alimentos, que tal se aquele arroz que restou do almoço ou do jantar pudesse se transformar numa deliciosa pizza! É isso mesmo, hoje vamos aprender juntos, a receita que usa arroz cozido no preparo de pizzas e tortas. Vamos lá!



Ingredientes:
2 xícaras de arroz cozido
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
2 ovos
1 pitada se sal
1 colher ( chá ) de fermento químico em pó

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em uma forma coloque no forno para assar. 
Quando estiver dourada, retire do forno e recheie a gosto. Volte ao forno para aquecer o recheio.
Essa massa pode ser usada também no preparo de tortas. Bom apetite



O preparo de receitas é um momento rico e de muitas aprendizagens para as crianças. Nessa proposta as crianças tem contato com a leitura, a escrita e as unidades de medida de maneira contextualizada, afinal leem a receita, os rótulos, quantificam os ingredientes, esperam o tempo de preparo da receita, percebem a "alquimia" ao misturar os ingredientes, a temperatura e especialmente o sabor que surge depois de todo preparo. Uau! Quantas aprendizagens. Na verdade a cozinha, para as crianças, é um grande laboratório! As crianças adoram cozinhar e agora que sabemos o quanto elas podem aprender com isso, destaco o projeto Cozinha Inteligente, que apoiado pela rede Sesc e Senac, traz muitas dicas sobre a utilização integral dos alimentos e ainda receitas deliciosas.

Nas páginas 29, 30, 31 e 40 do documento Trilhas de Aprendizagem (que chegou ou vai chegar nas casas de vocês), vocês podem conferir a temática da alimentação, sua importância e formas de melhor conduzir esse momento com as crianças, outros links e receitas. Não deixe de conferir. 



Desafio #1: Vamos fazer pizza de massinha?

Se você tiver massinha em casa, que tal continuar a brincadeira e fazer pizza com massinha? Você pode usar varias cores, forminhas e tudo que tiver em casa para fazer pizzas com muitos recheios diferentes. Não deixe de registrar esse momento!

Desafio #2: Vamos ouvir uma história?

Era uma vez um bolinho, que cansado de ficar parado saiu rolando por ai e você não vai acreditar o que aconteceu...


Veja aqui uma outra forma de contar a mesma história, agora ao vivo. Não deixe de conferir.

Desafio #3: Vamos cantar e brincar?

Se lembram da brincadeira da "Comida Brasileira", que sempre brincamos em nossa escola? Lembrou? Então, vamos brincar! Você pode convidar alguém para brincar com você.


É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

Continue acompanhando nosso blog: todo dia útil teremos novidades! Deixe também aqui nos comentários suas sugestões e como foi a experiência a partir de nossas propostas: se quiserem, vocês podem tirar fotos e gravar vídeos para enviar para nossa lista de transmissão do WhatsApp! Não esqueça também de preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, participação, publicação, edição do vídeo e seleção dos materiais: Daniela Maia
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png