30 junho 2020

Culinária: Bolo de milho

Quem gosta de comer bolo aí? Hoje vamos cozinhar um bolo bem gostoso! Aproveitando o tema que está sendo trabalhado essa semana, aqui no blog, sobre cultura popular, a professora Arline Midori vai ensinar a vocês uma receita bem gostosa, que sempre encontramos nessas comemorações!


Ao trabalharmos a culinária com as crianças, reforçamos os conceitos de peso, quantidade e volume, trabalhamos os movimentos de força e coordenação, além de fazermos uma experiência de observação de causa e efeito, no momento de preparo e ao ficar pronto, elas verão o produto final. As crianças ficam encantadas com as transformações por meio das receitas, elas adoram! Novas palavras são aprendidas ampliando seu vocabulário, além do contato com outras culturas e origens dos alimentos. Nas aulas de culinárias, que realizamos na escola, a criança exercita o trabalho em equipe, a capacidade de organização e de seguir orientações, a paciência, além de se conscientizar sobre lixo, desperdício, cuidado e respeito à natureza. Faremos então, um  bolo de milho, que é uma receita tradicional nas festas de cultura popular. Vamos lá fazer nossa receita?


Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 1 lata de milho (já escorrido a água)
  • 1 lata de leite condensado
  • 100g de coco ralado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de fermento
Modo de preparo: Pré-aqueça o forno por 30 min a 180º. Unte a forma. Bater todos os ingredientes no liquidificador por 4 minutos. Assar por 30min a 180º.


Desafio#1: Germinação de grãos de milho

Vamos plantar um pé milho? É simples e rápido!




Vamos precisar:
  • Algodão
  • 1 copo plástico
  • 5 grãos de milho
  • Água
Cuide de seu milho regando com pouca água e luz do sol todos os dias.

Desafio #2: De onde vem o milho?

Que tal aprender de onde vem o milho cantando uma música?


É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

E não deixem de fazer seu comentário no nosso blog, tirem fotos e filmem! Registrem este momento! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, seleção de materiais e texto: Arline Midori
Edição de vídeo: Daniela Maia e Fernanda Fusco
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org

2 comentários:

  1. Hummm eu provei desse bolinho de milho e ficou maravilhoso!!! Parabéns Arline e professores por ensinar tantas atividades legais :-)

    ResponderExcluir
  2. Que bacana! Fico feliz que tenha gostado dessa receita e deixado registrado sua experiência! Obrigada por participar e pelo reconhecimento!

    ResponderExcluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png