23 junho 2020

Experiências congelantes

Vamos brincar com gelo? Explorar os sentidos é mesmo muito prazeroso para as crianças. Na proposta de hoje, de forma divertida, as crianças poderão descobrir temperaturas, texturas diferentes e sensações variadas. As atividades com gelo possibilitam uma fantástica experiência tátil e visual. Além de estimular a criatividade, pois as brincadeiras com diferentes elementos aguçam a imaginação.


Por meio destas brincadeiras é possível estimular o raciocínio lógico, testando diferentes maneiras de derreter o gelo e percebendo qual a solução mais eficaz.  Há também a oportunidade de observação e concentração, durante a experiência em perceber a passagem do estado sólido para o líquido. Essas atividades permitem ainda que as crianças explorem os sentidos e desenvolvam habilidades e competências importantes para seu desenvolvimento. Por isso em nosso blog continuaremos oferecendo propostas que estimulem os sentidos.



Pintura Gelada
Você vai precisar
Ingredientes:
Água
Tinta guachê ou corante alimentício
Forminhas de gelo
Palitos de sorvete
Cartolina ou outros suportes

Modo de preparo:
Coloque água nas forminhas de gelo. Acrescente tinta na água e misture as cores. Depois leve as forminhas para o freezer até congelar.

Observação:
Poderá ser adicionada farinha de trigo se preferir uma tinta mais espessa.






Escavação de brinquedos
Você vai precisar colocar alguns brinquedos em uma bandeja ou caixa de plástico, depois acrescentar água e levar para o congelador. Depois dos brinquedos congelados, é hora de escavar para resgatá-los do gelo. É uma brincadeira bastante divertida! Podemos colocar sal e água morna para auxiliar no desgelo.




Algumas dicas
  • Realizem as experiências em dias quentes. A temperatura ajuda a derreter o gelo mais rápido.  
  • Usem potes plásticos e congele em etapas os brinquedos, para que eles fiquem em camadas e não subam todos para superfície.
  • Para desformar o bloco de gelo deixe o pote em uma travessa com água morna por um minuto.
  • Procurem forrar o chão com uma toalha para evitar que o piso fique molhado e escorregadio.
  • Crie diferentes temas cada vez que repetir a proposta. Varie os objetos congelados para estimular a curiosidade.
  • Crianças maiores podem manusear martelos leves e seguros ou pequenas espátulas para literalmente escavar o bloco de gelo, transformando a brincadeira em uma expedição a um mundo gelado! 
  • A presença de um adulto é muito importante na realização das brincadeiras com gelo.

Desafio#1: Os gigantes de gelo (O Show da Luna!)

Em uma manhã de Sol, Luna, Júpiter e Cláudio brincam na piscina do quintal. Durante uma corrida de barquinhos, a embarcação de Cláudio desaparece. Mas por quê? O que teria afundado o barquinho de papel do furão? Será que foi uma foca? Uma baleia ou um iceberg? Mas afinal, o que é um iceberg? Luna, Júpiter e Cláudio encontram essa e outras respostas se transformando em pedaços de geleiras e descobrindo bem de pertinho como é boiar pelos oceanos como gigantes de neve.



Na página 45 do documento Trilhas de Aprendizagem (que vai chegar nas casas de vocês), vocês podem conferir outras possibilidades de brincadeiras com água. 


Desafio #2: Que tal uma sessão de cinema aí na sua casa?

Mano, um jovem pinguim-imperador, vive na congelada Antártida. Como todos os outros animais de sua espécie, ele precisa cantar a canção do coração para atrair uma companheira. O problema é que Mano tem uma voz horrível, e ele se sente um verdadeiro peixe fora d'água. Saiba com termina essa história, lindamente contada, no filme Happy Feet. Agora é só estourar a pipoca e se emocionar com as aventuras vividas por Mano.


É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

E não deixem de fazer seu comentário no nosso blog, tirem fotos e filmem! Registrem este momento! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, participação, seleção de materiais e texto: Carla Bregola
Edição do vídeo: Fernanda Fusco
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png