25 junho 2020

Fala crianças

Olááá! Contando que este texto seja lido principalmente pelos pais e responsáveis de nossas crianças, temos um grande favor a pedir: Não deixem de transmitir o seguinte recado aos pequenos! Que delícia foi ouvir vocês! Relembrar o rostinho, a voz, o sorriso. Perceber que todos sentem falta da escola, assim como nós. Que acompanham nosso trabalho por aqui aproveitando as sugestões que deixamos (Que delícia deve ter sido aquele piquenique animado heim!). Que a família está escutando vocês, assim como a nós. Que vocês estão bem!


Sabemos que no começo, esta história de falar diretamente para uma câmera não é muito legal. Alguns de vocês percebemos que já tem intimidade com a câmera e estavam muito a vontade. Outros, com carinha tímida, balançando pra lá e pra cá tentando espantar a ansiedade ou vergonha. Mas querem saber um segredinho nosso, que vai deixar de ser segredo agora? Pra nós, professoras, aconteceu e acontece a mesma coisa. Não foi fácil para a maioria aqui começar a gravar esses vídeos para vocês toda semana. Bateu friozinho na barriga, a gente ensaia, erra, faz de novo, um monte de vezes. Pede ajuda da família, das amigas professoras, desabafa. E tenta outra vez. E no final, tudo está dando certo e ficando cada vez melhor, não é?


Pois então, não deixe de fazer o mesmo aí na sua casa, ou na escola, ou em qualquer lugar em que você divida com outas pessoas, quando todos pudermos estar juntos novamente. Fale! Se expresse! Pergunte! Se queixe! Peça! Se explique! Conte! Reconte! Ou não fale nada. Sorria! Chore! Dê gargalhadas! Deixe seu rosto, seu corpo falar por você também. Sempre, sempre, em algum momento vai ter alguém pra te ouvir. Daí então, não deixe você também de escutar.

Desafio #1: Entrevista

E pra continuarmos escutando o que vocês tem a nos contar, aqui vai o desafio que a gente quase te contou lá no vídeo. Na próxima semana iremos celebrar aqui no Blog a riquíssima, bela e variada cultura brasileira e suas festas. Estamos no mês em que é celebrada uma das festas mais tradicionais em diversos estados do país, a festa junina. Então, queremos aproveitá-la como ponta pé para visitarmos diversos lugares e tradições do Brasil através de informações, sugestões e vivências que traremos para vocês. Iremos nos divertir em nossas casas preparando cada publicação e torcer para que vocês se inspirem e façam a festa aí na casa de vocês também.

Mas para começar, que tal vocês escutarem dos pais, dos avós, tios e tias, vizinhos, quem vocês escolherem, quais as festas que eles guardam com mais força e carinho na memória? Como eram? Como aproveitavam? Com quem? Onde? Ainda acontecem? (Antes do isolamento social, é claro) E esta escuta das memórias deles pode ser feita por telefone, mensagens de celular, qualquer forma em que você possa se comunicar de forma segura. Você vai descobrir um monte de festas e histórias legais, vai perceber como é gostoso ouvir outra pessoa contando suas memórias de coisas que dão prazer e alegria, geralmente. E virá aqui contar pra nós, pode ser? Pra ficar mais divertido ainda, você pode fazer sua entrevista com quem estiver pertinho de você usando o microfone incrível que a professora Daniela ensinou a fazer aqui neste post.

Teremos um grande prazer em compartilhar com todos, esse patrimônio valioso que são as memórias dos brasileiros em relação a nossa extraordinária e diversificada cultura.

É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro e seleção de materiais: Daniely Nobre e Daniela Maia 
Texto: Daniely Nobre
Participação: Famílias e crianças da Emei Cel. Manuel Soares Naiva
Edição do vídeo: Daniela Maia
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

3 comentários:

  1. Adorei ficou muito legal...Marcelo ficou feliz em vê a pro e seus amiguinhos.... Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Ficamos muito felizes também. Abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  3. Apesar da distância é fundamental ter a interação e participação das famílias. Muito obrigada 😍😍❤️

    ResponderExcluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png