02 junho 2020

Natureza: Plantando o tomate!

Plantar, cuidar, mexer na terra... Como isso é gostoso! Vamos aprender a plantar… Cuidar… Esperar… E colher! Dando continuidade ao nosso projeto de sustentabilidade, onde trabalhamos, entre outras coisas, a horta como incentivo a alimentação saudável e a utilização de materiais reciclados, hoje vamos aprender como plantar tomates, atividade que a nossa turma adorava! As crianças plantavam e cultivavam uma semente, acompanhavam e observavam seu crescimento e por fim poderiam experimentá-la.



Essa atividade proporciona o aprendizado sobre a importância dos cuidados com a natureza, incentivando a conscientização sobre o meio ambiente e nossa relação com os recursos naturais, entre tantos outros conhecimentos... e no seu processo está presente o observar e acompanhar a germinação, envolvendo o cuidar. Também estimulamos hábitos de uma alimentação mais saudável e nutritiva, quando proporcionamos as vivências práticas das crianças com o seu próprio alimento, que logo mais estará em sua mesa! Mas, existe outro ponto, muito importante, para aprender com o movimento da horta: o plantar e colher. Quando as crianças vivenciam este processo de plantar, acompanhar, cuidar, esperar, para depois colher, demonstramos o movimento cíclico das nossas relações uns com os outros. E este aprendizado é de muito valor! 

Vai ser muito legal verem os “frutos” de seu trabalho! Para isso, vamos precisar de:
  • 1 garrafa pet
  • Terra
  • 3 tomates cereja
  • Regador
  • 1 pázinha
  • Tesoura
Lembrando que esses materiais servem como sugestão; caso vocês não tenham, podem utilizar outros!

Desafio #1: As árvores frutíferas


Na música Pomar do grupo Palavra Cantada, Paulo Tatit e Sandra Peres cantam os nomes de diversas árvores frutíferas. Vamos apreciar e aprender?


Acompanhe a letra da música na página 58 do material Trilhas de Aprendizagem!

Desafio #2: O grande rabanete

No canal Fafá conta histórias, a atriz Flávia Scherner faz resenhas de livros e traz releituras de algumas obras! Antes de fazer o seu plantio, conheça a história O grande rabanete, inspirada no livro de Tatiana Belinky!


É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês também podem nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Todas essas ações irão reforçar o que foi aprendido e desfrutado, além de servirem como recordação para toda a vida! Convidamos a todas e todos também a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!


Roteiro, participação e texto: Arline Midori
Fotos: Tatiane Cristina
Vinheta e edição do vídeo: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

2 comentários:

  1. Hummm amei o plantio de tomatinhos e a participação do Pedro Henrique!! Parabéns 👏👏

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!! Fazemos nossas atividades com muito carinho! Sempre pensando em nossos alunos!!
    Acompanhe nosso blog, todo dia útil temos propostas novas! Beijos!

    ResponderExcluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png