22 junho 2020

Quando a natureza vira brinquedo

Olá, tudo bem com vocês? Hoje vamos começar uma conversa sobre a natureza. Digo começar, pois certamente, voltaremos a falar dessa temática tão importante para o desenvolvimento integral de nossas crianças: o laço, o contato, a conexão, as vivências com a natureza. E você, já brincou com a natureza hoje? No vídeo, a professora Daniela Maia conversa um pouco sobre a caixa da natureza e propõe algumas vivências.



Em outros tempos (sem isolamento social e pandemia) essa conexão, esses laços eram muito mais possíveis, mais naturais eu diria...afinal tatuzinhos no jardim e sementinhas pelo chão sempre encantaram as crianças. E muitas vezes elas passam uma boa parte do seu tempo brincando com a natureza, seja acompanhando o caminho do tatu ou no preparo de deliciosos pratos a partir de folhas, flores e sementes que encontram no jardim, no parque ou no quintal.


E é o quintal, hoje em tempos de isolamento social, o grande laboratório das crianças.É por lá que elas brincam, expressam, descobrem e se encontram com a natureza. Ah! e aqui, sensivelmente, percebendo a  natureza em sua maneira mais plena...a luz solar e lunar e suas sombras, o vento, a chuva, o sereno, a terra, o "crescer" das plantas, a beleza das flores, suas cores e tons, o canto dos pássaros... enfim, todo  maravilhamento ofertado pela natureza, mora, de fato, no olho da gente e que muitas vezes passa despercebido do nosso olhar, dos nossos sentidos. Aliás...Você já olhou para o céu hoje? Você já percebeu que os verdes das folhas são muito diferentes entre si? Ao abrir a janela, sentiu o vento invadir todo o espaço, passando pelo seu corpo? Assim como as regras de uma brincadeira ou andar de bicicleta, a percepção de que existe um mundo natural a nossa volta precisa ser visto, tocado, percebido...precisa ser aprendido! É preciso aprender sobre a natureza, seus processos e ciclos.

A caixa da natureza vem a esse encontro, convida os sentidos e desperta o interesse das crianças para um mundo de possibilidades, de interação, de criação, de descobertas e de brincadeiras, é claro! Então não deixe de começar a sua.

Para fazer sua caixa da natureza você vai precisar de:
Ingredientes:
1 Caixa (pode ser um cesto ou pote)
2 ou mais olhos muito atentos e curiosos (convide sua família)
2 ou mais mãos sensíveis
1 quintal ou um terraço
1 pitada de aventura
1 copo cheio de criatividade
Um dia de sol ou chuva, tanto faz
1 coração aberto
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, na ordem que preferir.
E boas descobertas!

Desafio #1: Vamos carimbar

Vamos brincar de carimbar. Separe algumas folhas, um pouquinho de tinta , um pincel ou rolinho, folhas de papel e mãos a obra. Ah! Você sabia que pode usar essa mesma proposta para estampar roupas? Substitua a tinta a guache por outra própria para tecidos, escolha uma ou mais peças junto com a sua família e boa diversão!



“Quando a imaginação da criança encontra a natureza, ela se potencializa e se torna imaginação criadora. A natureza tem a força necessária para despertar um campo simbólico criador na criança” (Gandhy Piorski)

Desafio#2: Vamos brincar de comidinha


Você sabia que a "Brincadeira de comidinha" é uma das mais antigas registradas pela humanidade. É possível ver crianças de todas as partes do mundo, das mais diferentes culturas, encantadas com essa brincadeira. E é a na natureza que encontramos os melhores e mais variados ingredientes, como gravetos, flores, sementes, folhas, terra, barro, argila e pedrinhas. Brincar de comidinha mostra-se como uma experiência única de inventar receitas (especialmente as suas preferidas), misturar texturas e cores é uma ótima possibilidade de adultos e crianças dialogar sobre assuntos importantes como o nutrir, o servir, o experimentar, o partilhar e o cuidar. Então separe panelas, potinhos, talheres e boa brincadeira!



Desafio #3: Sons da natureza

Hoje em nossa playlist sons da natureza. Para ouvir enquanto brinca, enquanto pinta ou carimba, logo ao acordar, um pouquinho antes de dormir, durante as refeições...ou quando você quiser!

xxx


É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!
  
E não deixem de fazer seu comentário no nosso blog, tirem fotos e filmem! Registrem este momento! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, seleção de materiais e texto: Daniela Maia
Edição do vídeo: Daniela Maia
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png