24 junho 2020

Vamos brincar de massinha

Vamos brincar de massinha? E que tal confeccionar sua própria massa de modelar? No vídeo de hoje, vamos aprender a fazer massinha com ingredientes que você encontra aí na sua casa. Você terá a opção de escolher qual massinha irá fazer. Na primeira receita será necessário apenas amido de milho (maisena) e creme condicionador de cabelos. Agora, se você optar pela segunda receita, irá precisar de farinha, sal, óleo, suco em pó ou corante, e água. Com isso, a brincadeira de massinha está garantida!


Você sabia que a massinha de modelar desenvolve a concentração, a criatividade e a coordenação motora fina? E por meio dela, a criança poderá expressar suas ideias e sentimentos. Além disso, é uma excelente maneira de trabalhar: cores, formas, texturas, entre outros conceitos importantes para nossos pequenos. UFA! Quanta diversão com massinha! Seguem abaixo as receitas:


Receita de massinha de modelar com amido
Ingredientes
1 copo de amido de milho
4 colheres de condicionador

Modo de preparo
Misture os ingredientes até formar uma massa homogênea. Caso fique  com uma textura mole acrescente amido de milho. Se estiver seca, acrescente condicionador

Receita de massinha de modelar com farinha
Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de sal
1 pacote de suco em pó ou corante
1 colher de óleo
1/2 xícara de água

Modo de preparo
Em uma tigela grande, adicione a farinha, sal, corante em pó. Em seguida adicione o óleo e aos poucos a água.
Misture os ingredientes até formar uma massa homogênea. Caso fique  com uma textura mole acrescente farinha. Se estiver seca, acrescente água.

Com essa proposta que parece simples, é possível explorar três campos  de experiências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular):

  • Traços, sons, cores e formas: utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
  • O eu, o outro e o nós: ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação: expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Desafio #1: Vamos aprender a fazer uma massinha mágica!

Para esse desafio basta separar um pouco de areia fina e detergente, misturar tudo e a mágica acontece. Veja o passo a passo dessa experiência incrível!




Desafio #2: Vamos brincar e nos inspirar

Cantando é possível aprender muitas e muitas possibilidades de criar e brincar com a sua massinha de modelar. É só apertar o play! 




É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

Desafio #3: Muitas outras possibilidades!

Na revista Nova Escola encontramos 6 dicas para brincar de massinha com as crianças em casa:

  • Instigue a exploração: a professora Ana Karen sugere que sejam feitas  perguntas como: O que dá para fazer com a massinha? Podemos misturar uma cor com a outra? O que acontece? A massinha fica seca ou fica dura?
  • Complementando a brincadeira com outros materiais: a professora Jéssica Carnevale diz que esse momento de exploração seja qualificado com outros objetos como: palitos de churrasco, potes de diferentes tamanhos deixarão a brincadeira ainda mais divertida.
  • Faça massinha ensinando matemática: no momento de confeccionar a massinha, trabalhe as medidas da receita, questionando as crianças sobre a quantidade dos ingredientes.
  • Incentive a imaginação: segundo a professora Ana Karen, é possível trabalhar com a criação de objetos da imaginação dos pequenos, ou construir com eles: animais, comidas, letras, números, entre outros.
  • Proponha a criação de objetos tridimensionais: para a professora Ana Karen, é possível propor que as crianças criem objetos que fiquem em pé, que tenham volume, por exemplo um sol (esfera) pode ser achatado e virar um objeto bidimensional.
  • Crie animações: Com as crianças ainda é possível criar stop motions com personagens de massinha, que são vídeos produzidos a partir de uma sequência de fotos.


E não deixem de fazer seu comentário no nosso blog, tirem fotos e filmem! Registrem este momento! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, edição do vídeo, seleção de materiais e texto: Nabile Claro
Participações: Nabile e Valentina Claro
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png