28 julho 2020

Árvore genealógica

Olá famílias e crianças, a proposta de hoje é a construção de uma árvore genealógica com as crianças. Aqui em casa, a família inteira foi envolvida no processo de separar fotos e muitas lembranças surgiram. Em seguida, optei em explorar com minha filha de 4 anos apenas os bisavós, avós, pais e concluí com a foto da criança. Vamos conferir.


Com crianças maiores podemos incluir na atividade, tios e primos. Essa atividade trabalha com a identidade da criança e faz com que ela se sinta pertencente a família em que ela está inserida, pertencente ao mundo em que vive e faz com que ela conheça seus antepassados. Nesse momento também sugiro que compartilhe histórias antigas e especiais com seu (sua) filho(a). É importante a criança olhar a própria história, compreender “quem sou eu?” e perceber a importância das pessoas que fazem parte de sua história e o quanto elas são essenciais para formar sua base estrutural.

No blog Estante Mágica podemos encontrar o texto: “Construção da identidade na educação infantil e o papel dos pais”. Deixarei aqui algumas partes retiradas do texto, mas fica a dica para entrar no blog e apreciar a leitura. Segundo o texto do blog:

As crianças desenvolvem sua identidade aprendendo a conhecer o que gostam em seu ambiente, sua maneira de se vestir, de se relacionar com os outros e com o mundo. Para que elas desenvolvam uma identidade própria, os pais, os primeiros influenciadores, devem sempre estar atentos a essa construção da identidade e o que ela pode apontar...eles promovem novos sensos, afinal de contas, são considerados espelhos pelos seus filhos. Ao mesmo tempo, também é importante que a escola seja sensível aos valores, origens, crenças, práticas culturais e tradições das famílias, pois elas se relacionam com o desenvolvimento de habilidades e a independência das crianças pequenas.

Desafio #1: Árvore Genealógica

Vamos aprender um pouco mais sobre árvore genealógica? O vídeo nos ajuda a entender mais e mais sobre essa proposta tão importante para que nossas crianças possam conhecer sua família e os "fios" que os une. 


 Desafio #2: Vamos jogar!

Aprenda mais sobre árvore genealógica brincando nesse divertido jogo do portal Escola Games. Clique aqui e boa diversão.

 
Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais e edição de vídeo: Nabile Claro
Participação: Valentina Claro
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png