03 julho 2020

Baú de memórias: Festa da cultura popular

Olá! Hoje é dia do quê, do quê, do quê... Bau de memórias! "Olha pro céu meu amor, vê como ele está lindo" E o tema dessa semana, acho que você já descobriu, está de aquecer o coração! Vamos relembrar alguns momentos vividos pelas crianças e suas famílias no dia da nossa Festa Junina do ano passado que teve como tema a Cultura Popular brasileira. Está preparado? Então aperte o play...



Que bom relembrar esse momento. Viajando pelas cinco regiões do Brasil, as crianças puderam se apropriar da cultura, da dança, da culinária, das brincadeiras, da música e dos costumes de cada cantinho do nosso país, em sua diversidade e beleza. Para além da diversão, da apropriação cultural e da brincadeira, talvez  o mais importante seja o encontro. O encontro das crianças com outras crianças, das famílias com outras famílias e do nosso com todos(as), para festejar a cultura popular e assim fazer com que ela permaneça viva. Tudo isso sem nos afastarmos daquilo que é essencial para o pleno desenvolvimento das crianças: as interações e as brincadeiras!

Interações porque bebês e crianças aprendem vivendo relações com os outros (adultos, crianças de mesma e de diferentes idades) e com a cultura de seu território, da cidade, do mundo que passam a conhecer. Brincadeira porque é a linguagem por meio da qual bebês e crianças aprendem e expressam o que aprendem nas relações que vivem, porque é a forma como melhor aprendem nessa etapa da vida. Currículo da Cidade - Educação Infantil p.123  


Maria Rita colaborando para sua festa em casa. 

Nesse momento de isolamento social que estamos passando tivemos que nos reinventar, não é mesmo? Buscamos outros modos de estarmos juntos, outras formas de consumo, de nos relacionarmos com quem está perto, de aprender (a escola veio para dentro de casa, não é mesmo!) e assim, também de uma outra maneira, é possível festejarmos a cultura popular. Conte histórias, pode ser as que um dia te contaram e também a sua própria história, dance, cante e brinque, preparem juntos uma delícia...porque na verdade bom mesmo é estarmos juntos.





Desafio#1: Vamos brincar

Nesse episódio do Quintal da Cultura (Vlog da Dorô), os irmãos Ludovico e Dorotéia, se divertem com algumas brincadeiras que você também pode fazer ai na sua casa. Não deixe de conferir e brincar com a sua família.



Desafio#2: Milho que vira pipoca...um pouco de ciência

Hum! Pipoca...eu gosto muito, e você? Mas você já parou para pensar o que acontece dentro da panela quando aquecemos os grãos de milho. Então veja, em câmera lenta, o que acontece quando o calor do fogo faz evaporar as partículas de água que tem no grão de milho, e assim estouram a sua casquinha dura fazendo com que o amido se transforme nessa "massinha" branca que é uma delícia. Ficou curioso? Então vamos assistir.


É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

Desafio#3: Cantar e brincar

Na nossa playlist de hoje músicas para brincar, relembrar e cantar.


E não deixem de fazer seu comentário no nosso blog, tirem fotos e filmem! Registrem este momento! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Seleção de materiais e texto: Daniela Maia
Roteiro e edição de vídeo: Fernanda Fusco
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png