10 julho 2020

Baú de Memórias: Momentos que acalmam

Olá pessoal. E hoje tem...Baú de Memórias, oba! Vamos relembrar momentos em que a calma, o relaxamento e o contato consigo mesmo estiveram presentes. É muito importante que as crianças vivenciem experiências em que possam entrar em contato com suas emoções, perceber atentamente sua respiração, recebam toques afetuosos (e consentidos por elas, claro!) e especialmente possam conectar-se consigo mesmas. Algumas dessas experiências, tão importantes, que as crianças vivenciaram na escola, podem ser vistas no vídeo que preparamos, confira!


Os benefícios de vivências que acalmam (como a massagem, o relaxamento, contato com a natureza, entre tantas outras) são inúmeros, e quando incorporados na rotina tornam-se ainda mais potentes, tanto para as crianças como para os adultos. Embarcar com as crianças nessas experiências é muito importante, afinal elas aprendem por meio do exemplo, sem falar na relação afetuosa do toque, do olho no olho, e da cumplicidade que esses momentos proporcionam, criando laços e memórias para sempre.


Veja alguns dos benefícios:
  • Combate o estresse e a agitação;
  • Alivia a ansiedade;
  • Melhora e qualifica o sono;
  • Reduz a agressividade;
  • Propicia a vivência do jogo simbólico (ao imaginar-se noutros lugares, por exemplo)
  • Ajuda a relaxar física e mentalmente;
  • Amplia a capacidade de concentração;
  • Aquieta a mente;
  • Minimiza os sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;
  • Ajuda a lidar melhor com sentimentos como frustração, medo, insegurança e raiva;
  • Amplia a consciência de si;
  • Favorece o reconhecimento do corpo, seus desafios e possibilidades.


Desafio #1: Um chazinho e muitas histórias!

Que tal fazer um chá com as crianças. Como já abordamos a temática da culinária em outras oportunidades, a cozinha é um verdadeiro laboratório para as crianças. É em vivências culinárias que as crianças percebem os processos de mudança de texturas dos alimentos, seus formatos, cores e sabores. O preparo de chá pode ser uma rica experiência de aprendizagem. Caso você tenha uma horta ai na sua casa, essa vivência pode ser ainda mais significativa.

Então vamos lá, convide as crianças, separem os utensílios, escolham o sabor da infusão, esperem o tempo necessário e por último preparem um cantinho aí na casa de vocês para tomar o chá, juntos(as). Que tal contar uma história para acompanhar? Você pode pedir que as crianças escolham uma história ou também podem sugerir uma. Que tal uma história que você viveu quando era criança? Que tal aquela história que seu filho(a) gosta muito e sempre te pede para contar de novo? Ou ainda que tal dar outros finais a histórias já conhecidas pelas crianças? O mais importante aqui é criar um espaço "quentinho" e acolhedor. Tenho certeza que vocês nem vão perceber a hora passar! Viva essa experiência.

Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não deixem de fazer seu comentário no nosso blog, tirar fotos e filmar! Registrem este momento! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, seleção de materiais e texto: Daniela Maia
Edição do vídeo: Catarine Montanari
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org

2 comentários:

  1. Que gostoso esses momentos. André gosta de fazer lanchinho da noite, antes de dormir. Quando está muito frio, tomamos chá e conversamos bastante.

    ResponderExcluir
  2. Um chazinho e boas histórias aquecem o coração, não é mesmo! Que bom que o André pode viver essa experiência. Grata por compartilhar esse momento conosco. Abraço!

    ResponderExcluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png