20 julho 2020

Bolachinha 1,2,3

Essa semana será pra lá de especial, oba! Nossas crianças irão inspirar nossas postagens com as suas ideias, sempre tão originais, tão criativas. Não deixe de participar, enviando suas fotos e vídeos para continuar inspirando nossas publicações por aqui! E agora a Profª Claudia vai contar pra gente o que mais lhe inspirou.






Bolachinha 1, 2, 3 

Você vai precisar: 
100 gramas de margarina ou manteiga sem sal
1 lata de leite condensado
500 gramas de amido de milho

Modo de preparo:
Junte a margarina com o leite condensado  e o amido de milho dentro de uma tigela ou bacia.
Misture usando uma colher e depois com as mãos.
Trabalhe a massa de biscoito até que ela fique bem lisa e homogênea.
Depois é só modelar os biscoitos no formato que desejar.
DICA: Você pode usar forminhas de biscoitos para modelar.
Em seguida coloque os biscoitinhos numa forma untada com margarina, deixando um espaço de um para o outro. Leve para assar em forno baixo, preaquecido por cerca de 10 minutinhos ou até dourar em baixo. Retire do forno e aguarde esfriar.

A culinária e os afazeres da cozinha sempre encantam as crianças não é mesmo! Além disso são ótimas maneiras de diversificar e estimular o desenvolvimento das crianças no processo de aprendizagem. É por meio de atividades que fogem do padrão tradicional de ensino que as crianças podem viver ricas experiências.

Nas atividades de culinária a criança podem exercitar o trabalho em equipe, a capacidade de organização e de seguir orientações, a paciência, além de se conscientizar sobre lixo, desperdício, cuidado e respeito à natureza. Por exemplo, por meio de uma receita e identificação de alimentos, é possível estimular a leitura de instruções e rótulos, o crescimento do vocabulário etc. Da mesma forma, culinária também pode ajudar com o raciocínio matemático, por meio da soma de ingredientes, conhecimento sobre medidas, contagem de tempo e temperatura, entre outros aspectos.

A criança é o sujeito deste processo, ela é protagonista, e a família precisa e deve escutá-la. E para que isto ocorra é necessário um olhar atento, que perceba uma curiosidade surgida ao longo do dia, pois a criança está em constante desenvolvimento, convivendo com várias crianças e com adultos. Logo cozinhar é uma eterna brincadeira. Uma prática que poderia fazer parte diária das propostas, pois as crianças têm um envolvimento muito grande, aprendem a se organizar e a respeitar o outro no preparo da receita. O envolvimento é tão grande por saberem que após de pronta a receita elas irão saborear algo que foi feito por elas. Afinal, criança gosta de saber que podem e que conseguem, isso é a autonomia infantil!

Nas páginas 29, 30, 31 e 40 do documento Trilhas de Aprendizagem (que chegou ou vai chegar nas casas de vocês), vocês podem conferir a temática da alimentação, sua importância e formas de melhor conduzir esse momento com as crianças, outros links e receitas. Não deixe de conferir.

Desafio #1: Mãos na massa

O desafio hoje é fazer essa receita e modelar as letras para formar seu nome e o nome das pessoas que estão na sua casa com você.


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto e seleção de materiais: Cláudia Labate
Edição de vídeo e fotos: Cláudia Labate e Daniela Maia
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

4 comentários:

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png