22 julho 2020

Caixas viram brinquedos

Olá pessoal. Verificando as fotos das devolutivas das crianças no Facebook, percebi que elas gostam bastante de brincadeiras variadas e algumas no chão, então inspirada no que vi a proposta de hoje é construir um trenzinho com caixas  vazias de papelão  para depois brincar no chão onde toda a família pode participar e é muito interessante ver no  que uma simples caixa vazia pode se transformar. E depois  vamos brincar e brincar!


De acordo com a teoria de Vygotsky o construtivismo é muito importante para o desenvolvimento da criança pois conhecimento é construção, assim quanto mais a criança vivencia  experiências variadas maior  é a chance de aprendizado. Dessa forma proporcionar atividades com confecção de brinquedos feitos com materiais recicláveis  despertam  nas crianças novos interesses, novas possibilidades de construção, desenvolve grandiosamente a criatividade mostrando as possibilidades de transformar as coisas, de transformar objetos do cotidiano. Há muitas alternativas simples e acessíveis para este propósito como reutilizar embalagens vazias , roupas usadas , potes, entre outros. Enfim dar espaço para que os(as) pequenos(as) criem, construam e brinquem.



Desafio#1 Vamos ampliar essa brincadeira 

Agora que você já fez seu brinquedo, que tal construir uma ferrovia para o trenzinho poder circular. Você pode desenhar no chão com giz, pode fazer de papel, com outras caixas, enfim...o que a criatividade mandar. Ah! Você também pode ampliar ainda mais essa brincadeira, que tal construir uma cidade em volta dessa ferrovia? Será muito divertido.





Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto e seleção de materiais: Laís Pires
Edição de vídeo: Daniela Maia 
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

2 comentários:

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png