De acordo com a teoria de Jean Piaget a realidade das crianças é vivida e interpretada por meio da exploração dos objetos e sentidos, assim elas utilizam muito a ação e a experimentação, pois estão descobrindo o mundo. Nesta fase simbólica as crianças costumam liberar bastante a imaginação e a criatividade. Desta forma compreendo que o movimento, a ludicidade e as experiências com novas brincadeiras são essenciais para elas. A música, a dança e os movimentos corporais também passam a ter grande importância para o desenvolvimento integral das crianças, oferecer a elas vários ritmos para que possam escolher o que mais lhes agradam também se faz necessário pois quanto maior for o repertório oferecido, maior será a chance das crianças virem a gostar de um ritmo e por meio dele criar e aprimorar vários outros gestos e movimentos.
Brincar e dançar possibilitam estabelecer várias descobertas: auxilia o aperfeiçoamento da noção de espaço, faz com que as crianças melhorem suas percepções em relação ao equilíbrio, aumenta a concentração, proporciona interação social mesmo nas crianças mais tímidas, pois a expressão corporal é mais simples do que a verbal, nestes casos a dança também favorece á criança criatividade e autonomia que são essenciais para o desenvolvimento de várias outras habilidades . Entre outras coisas a dança proporciona muita brincadeira e diversão e isto é muito importante nesta fase maravilhosa.
Desafio #1: Cantar uma música e dançar um ritmo escolhido por vocês crianças.
Dançar para as crianças é na verdade mais um momento de brincar, experimentar os limites do corpo, suas preferências, seu gestos...enfim conhecer-se, expressar-se. Para isso vamos deixar por aqui nossa playlist. Vocês podem revisitar algumas músicas por lá e ainda conferir algumas novidades (últimas músicas). Que tal você convidar sua família para experimentar a dança com você, conversem seus gostos musicais, experimentem os gestos um dos outros, será uma experiência incrível. Quando perceberem terão um verdadeiro baile em família!
É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!
Desafio #2: Vamos brincar com os nossos pés
Nessa proposta vamos brincar com os nossos pés, fazer descobertas, conhecer nosso corpo e suas muitas possibilidades. Viva essa experiência!
Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!
Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!
Roteiro, seleção de materiais e texto: Laís Pires
Roteiro, seleção de materiais e texto: Laís Pires
Edição do vídeo e vinheta: Fernanda F.
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário