13 julho 2020

E a brincadeira é: Pular elástico

Olá! Hoje vamos começar uma conversa sobre um campo de experiência muito importante para o desenvolvimento integral das crianças: Corpo, gestos e movimentos. Desde o nascimento, ela já passa a utilizar o próprio corpo para interagir com o ambiente e com as pessoas. Esses movimentos são gradativamente aperfeiçoados pelas crianças, como forma de entender o mundo a seu redor. Com isso, passa a manusear objetos, engatinhar, caminhar, correr, saltar, brincar. Enfim, a crianças utilizam o corpo e o gesto como meio de expressar suas emoções e seus pensamentos.


Por que a atividade física na infância é importante? O portal Blog Educação Fisica aborda essa questão afirmando

"...Nosso corpo necessita de movimentos, o ser humano necessita de interação, socialização, precisa manipular e sentir, precisa tocar, e a infância é o período onde as descobertas acontecem! As habilidades motoras devem ser estimuladas dentro da atividade fisica na infância, e uma vez que esta etapa não seja trabalhada, a criança perde, e infelizmente não recupera na idade adulta..."


Portanto, o corpo, o gesto e movimento são utilizados pela criança como uma linguagem, tanto para agir com o meio físico como para se comunicar com as pessoas. Por isso, precisamos criar situações favoráveis para que a criança se desenvolva de tal forma que amplie os conhecimentos sobre si mesma, explore o ambiente físico e social e supere desafios. E por falar em desafios...a brincadeira do elástico é uma boa oportunidade de movimentar o corpo. O Pular Elástico é uma daquelas brincadeiras antigas, com origem na cultura africana e que foi uma grande moda nos anos 80. Além de ser aeróbica, promove desenvolvimento da capacidade cardiovascular, desenvolve a concentração, a coordenação, a cooperação e a memorização. Ah! Sem falar que podemos brincar de várias maneiras. O objetivo é fazer tudo sem tropeçar, aumentando o grau de dificuldade. Pode pular com os dois pés em cima do elástico, com os dois pés fora dele, saltar com um pé só e depois com o outro. Veja algumas possibilidades.

Desafio #1: Como podemos brincar de Pular Elástico

As crianças mostram uma possibilidade de brincar de Pular elástico.


Na página 36 do documento Trilhas de Aprendizagem (que vai chegar nas casas de vocês), vocês podem conferir a temática do brincar, seu potencial e algumas possibilidades. 


Desafio #2: Mais uma maneira de brincar

Em mais um vídeo do Território do Brincar, lá em Acupe (BA), o elástico é feito com vários pedaços de pano amarrado. O corpo é o protagonista da brincadeira. São gestos cadenciados que buscam o momento exato para saltar, pisar, enroscar os pés no elástico e, depois, desvencilhar-se na espera por novos desafios. Confira.


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!


Roteiro, seleção de materiais e texto: Claudia Labate
Edição do vídeo e vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

4 comentários:

  1. Nossa brinquei muito na garagem de casa com elástico ...adorava ... parabéns pela ideia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom reviver momentos da nossa infância, ainda mais os que trazem positividade!!!!

      Excluir
  2. Brinquei muito também. O André adorou a ideia, ele ama pular rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a sugestão foi bem vinda!!!!
      Obrigada pela devolutiva!!!

      Excluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png