07 julho 2020

Relaxamento: Pote da calma

Hoje vamos propor uma atividade bem relaxante e prazerosa. Vocês conhecem o pote da calma? Inspirado na abordagem da pedagogia montessoriana, o objetivo do pote da calma é tranquilizar e distrair as crianças. Elas ficarão encantadas com a tinta e o glitter se movimentando na água. Assim, eles podem se acalmar, respirar fundo e trabalhar a concentração.


O Pote da Calma pode ser considerado um brinquedo, que além de ficar muito bonito e atrativo vai oferecer paz, calma e tranquilidade para as crianças. Esse brinquedo mágico ajuda o(a) pequenino(a) na concentração e a respirar fundo na hora das frustrações. As crianças podem compreender diversas situações vivenciadas em sua rotina, se utilizada desde cedo com elas, às mesmas serão capazes de lidar com diversos sentimentos, além de trabalhar com a paciência, tranquilidade e a respiração de maneira prazerosa.


Quando aplicada para tranquilizar os pequenos após alguma situação de frustração, é importante que tenha um adulto por perto, para que a criança consiga expressar seus sentimentos. Muitas vezes temos dificuldades para expressarmos nossas emoções. Por isso, esse Pote pode ser de grande valia para os envolvidos, tanto pais quanto filhos. Todos podem aprender e se beneficiar juntos, melhorando e entendendo seus mundos emocionais.

Método Montessori



A Pedagogia Montessoriana ou Método Montessori foi desenvolvida por volta de 1907, por Maria Montessori, primeira mulher da Itália formada em medicina. Maria Montessori também era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo. Seu trabalho enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança. Saiba mais e mais dessa temática no Portal Lunetas. Você e seu filho(a) pode montá-lo juntos. É possível criar vários tipos de potes e garrafas, com cores, tamanhos e efeitos diversos. Se inspire e crie!!!



Materiais
- Um pote transparente com tampa (poder ser garrafa acrílica ou de plástico);
- Duas colheres de sopa de cola com glitter (formatos e cores que quiser);
- Três ou quatro colheres de chá de purpurina (opcional);
- Uma gota de corante alimentar (da sua cor favorita);
- Água morna;
Preparo
Esquente um pouco de água (o suficiente para cobrir 3/4 do pote) e despeje no recipiente.
Acrescente o corante, o glitter (na quantidade que desejar para criar o efeito visual) e a purpurina para conseguir misturar todos os itens.
Misture tudo com uma colher e depois feche bem para não correr o risco de vazar o conteúdo.
Dica: A quantidade de água a ser utilizada varia de acordo com a capacidade do pote. Leve em consideração que você deve deixar um espaço vazio na parte superior do recipiente, para agitar o seu conteúdo.


Desafio #1: Meditação Infantil

O canal Yooop Channel Brasil propõe uma meditação guiada para as crianças. Viva essa experiência!


É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!


E não deixem de fazer seu comentário no nosso blog, tirem fotos e filmem! Registrem este momento! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, seleção de materiais e texto: Carla Bregola
Edição de vídeo e vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá!!! Fico feliz que ele tenha gostado da proposta! Beijos e saudades
      Professora Carla

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá!! Que maravilha!! Faz sim, ele vai amar o resultado!!
      Abraço!!
      Professora Carla

      Excluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png