09 julho 2020

Relaxamento com pincel

Hoje eu vim trazer uma proposta para acalmar e relaxar o corpinho. Hum! Que coisa boa! A proposta é o relaxamento com pincel. Essa atividade já fizemos por diversas vezes, na nossa escola, vocês se lembram? A gente apagava as luzes, eu colocava uma musiquinha tranquila e relaxante e eu passava com o pincel, no rosto e no braço de vocês, e por vezes vocês faziam em si, nos amigos e até em mim! Era tão gostoso esse momento!


É por meio dos exercícios de relaxamento, que as crianças desenvolvem a noção corporal e a imaginação, é possível o contato com o outro e consigo; além de estimular seus sentidos, como: o tato, audição e visão, assim como, proporcionar momentos importantes de descontração. As atividades de relaxamento foram desenvolvidas para que, de forma calma e tranquila, a criança possa ir relaxando, sentindo-se menos inquieta e estressada.


Vocês podem realizar essa proposta no início ou no fim de uma atividade motora mais intensa ou até mesmo quando perceber que a criança necessita parar e relaxar. Proporcionar um tempo para relaxar pode, trazer muitos benefícios, tais como, reduzir a ansiedade e aumentar a capacidade de resolução de problemas. Até mesmo, o simples fato de focar a atenção numa tarefa diferente permite que surjam ideias novas e "frescas". Vamos para nossa atividade?

Vamos precisar:
  • 1 pincel com cerdas macias (ou até mesmo um pedaço de algodão) 
  • música  tranquila e relaxante (segue uma sugestão no Desafio#3) 

Desafio #1: Meditação

Vamos aprender a meditar e também alguns exercícios de respiração?



É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

Desafio #2: Relaxamento

Vamos aprender alguns jogos de relaxamento? No portal A mente é maravilhosa é possível encontrar 8 dicas muito importantes de como propor atividades que acalmam e relaxam as crianças. Clique aqui e não deixe de conferir.

Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia: são sugestões para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Desafio #3: Música para relaxar

Segue a música que utilizei no vídeo de relaxamento com pincel.


E não deixem de fazer seu comentário no nosso blog, tirem fotos e filmem! Registrem este momento! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, seleção de materiais e texto: Arline Midori
Participação: Pedro Henrique
Edição de vídeo e vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org

2 comentários:

  1. Que gostoso, André escuta essas músicas tranquilas toda a noite pra dormir

    ResponderExcluir
  2. Essa música é muito boa para relaxar mesmo! Os pequenos gostam e precisam desse momento de relaxamento! Obrigada pelo seu comentário!

    ResponderExcluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png