08 julho 2020

Relaxamento: Yoga

Conforme estão acompanhando, o tema de nossas publicações nesta semana é relaxamento: iniciamos com uma série de massagens propostas pela professora Daniely Nobre e a professora Carla Bregola nos ensinou a fazer o pote de calma. Hoje, a professora Fernanda Fusco conversará um pouquinho sobre o yoga - prática que costuma utilizar com suas turmas -, trará dicas de como preparar o ambiente, mostrará algumas posturas (ou asanas) e contamos também com a professora Nabile Claro e as participações especiais de algumas crianças!



Yoga significa união, conexão, e o principal objetivo da prática é fazer que nos reconectemos com nossa essência, por meio da respiração, da meditação e das posturas, fazer que deixemos de lado nossa identificação com o ego e percebamos que nossa verdadeira essência transcende todos os conceitos nos quais a sociedade tenta nos encaixar.


Além de apresentar resultados muito positivos tanto para o corpo como para a mente dos adultos, as crianças também podem se beneficiar desta filosofia milenar! Dentre as habilidades e competências desenvolvidas através da prática do yoga estão a concentração, a atenção, a consciência corporal, a coordenação motora e o equilíbrio, tanto do corpo quanto das emoções. Com os exercícios de movimento e respiração, as crianças desenvolvem a autoanálise e o autocontrole: afinal, ao identificar determinado humor, sentimento ou emoção, ela busca no yoga uma forma de se acalmar para, em seguida, resolver seus conflitos (assim como a professora Carla sugeriu no vídeo de ontem sobre o pote da calma). Também pode ser mais um momento para criar vínculos, quando praticado em família!

Desafio #1: Preparem o ambiente

Valentina fazendo a posição da flor de lótus
No vídeo, a professora Fernanda conta como costuma arrumar a sua sala para a prática: coloca seu tapete no chão, acende velas, perfuma o ambiente, diminui ou apaga as luzes e coloca uma música bem relaxante de fundo. Essa é uma das formas que encontrou para se acalmar, limpar a mente e criar o hábito de se exercitar! Como vocês podem preparar o ambiente para que fique mais harmonioso e aconchegante? Preferem praticar em um espaço fechado, como um quarto e sala, ou aberto, como um quintal ou varanda? Como preferem a iluminação? Quais cheirinhos gostariam de sentir? Este é o primeiro desafio: juntos, façam uma lista e organizem o ambiente e materiais!

Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia: são sugestões para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Desafio #2: Coloquem uma música relaxante

Procurem músicas relaxantes ou sons da natureza para a trilha sonora! Logo abaixo, deixamos algumas sugestões:


Desafio #3: Pratiquem!

Para criar o hábito, podem escolher um horário e encaixar na rotina diária! É claro que nem sempre as crianças estarão com ânimo para praticar, então observem atentamente suas necessidades e vontades: alguns dias manterão a concentração por mais tempo, em outros estarão impacientes, e tudo bem! O importante é que sejam respeitadas para que esse momento seja sempre prazeroso.


Saudação ao Sol e Yoga com animais, do canal Smile and Learn

Como ponto de partida, vocês podem utilizar tanto os vídeos desta publicação como algumas imagens que pesquisarem juntos na internet (no Google, pesquise por "posições de yoga" ou "asana de yoga"). Uma opção de variar a prática é confeccionarem juntos alguns cartões com as posturas impressas, desenhos ou mesmo seus nomes, e sortearem ao longo do exercício. Para os exercícios de meditação em que o foco é apenas o silêncio e a respiração (chamado também de pranayama), vocês podem cronometrar e criar um desafio para descobrir quanto tempo conseguem se concentrar!

É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

Na publicação de amanhã, a professora Arline Midori trará mais algumas sugestões de relaxamento e também exercícios de respiração! Não deixem de fazer seu comentário no nosso blog, tirar fotos e filmar! Registrem este momento! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, seleção de materiais, edição do vídeo, vinheta e texto: Fernanda Fusco
Participações: Enzo Gabriel, Guilherme Bregola, Maria Isabella, Nabile Claro, Valentina Claro e Valentina Coelho
Efeitos sonoros: FreeSound.org

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