31 julho 2020

Série: Uma imagem...muitas histórias

Olá! E a sexta-feira chegou e com ela mais um episódio da nossa nova Série: Uma imagem...muitas histórias. Esperamos que tenham gostado do nosso primeiro episódio. Essa série, além de encantar, tem o objetivo de promover a interação e o protagonismo de nossas(os) meninas e meninos e suas famílias. Todas as semanas um novo desafio, para que juntos(as) aí na casa de vocês, possam relembrar e aproximar-se mais e mais de suas histórias e assim construir suas identidades. Afinal, somos o resultado das experiências que vivemos desde nossa concepção (no ventre de nossas mães) até o dia de hoje. Agora o amor vai invadir sua tela e seu coração, prepare-se 3,2,1...

  


É muito importante que as crianças posam conhecer sua história, o porquê receberam esse nome, saber o quanto foram desejadas, quem ajudou a cuidar delas quando bebês, em que hospital nasceram, entre tantas outras questões que fazem parte da sua história e que podem e devem ser compartilhadas com elas. 

Se você tem o hábito de guardar objetos, o exame de ultra som, o primeiro dente, roupinhas, brinquedos tudo que possa carregar essas memórias de quando as crianças eram bem pequenas, deixe que elas possam acessar esses "guardados", pois isso diz muito sobre elas e colabora na construção de sua identidade, fortalecendo-as. E assim, na medida que a criança vai crescendo, ela poderá apropriar-se desse registros, tomando-os para si sabe, colaborando na seleção do que vai ser guardado para marcar o tempo: um desenho, uma boneca(o), uma roupa, um jogo, uma foto. Aqui em nosso blog já falamos algumas vezes sobre a importância do registro da história da criança, que pode ser em forma de diário, cápsula do tempo, álbum de fotografias. E por falar em fotografias, que tal construir um mural de fotos, como uma grande linha do tempo. Pense nisso! Espalhem porta-retratos pela casa, que possam revelar o quanto ela está crescendo, os vários momentos que já viveu, como o tempo  passou. Aposto que você já ouviu muitas vezes: "Tira uma foto minha!"; na escola essa frase diz ainda mais: "Prô, tira uma foto e depois você mostra para minha mãe e para o meu pai!". Fazemos história o tempo todo, construímos nossa própria história, participamos da história do outro, partilhamos histórias... e o mais importante talvez, seja realmente o registro (os mais variados), pois assim podemos guardar o tempo!

Desafio #1: É hora da história

E por falar em história...tenho certeza que você já ouviu falar naquele patinho que se achava feio, diferente e que depois acabou descobrindo sua própria história, sua origem. Em mais um episódio do nosso Podcast, vamos ouvir como acabou essa história? Com vocês, O Patinho Feio:


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Daniela Maia 
Criação, edição do podcast e vídeo: Catarine Montanari 
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

3 comentários:

  1. Que delícia de vídeo, recheado de bebês lindos. Amei

    ResponderExcluir
  2. ♥️♥️♥️ Que saudades deste tempo bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Ficaram lindas... Parabéns as professoras por nos fazerem relembrar nossos bebês... Amei... 👶🍼😍

    ResponderExcluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png