Para a proposta com bambolê (ou circulo desenhado no chão) um jogador(a) dará comandos como: dentro, fora, direita, esquerda, frente, atrás, pipoca, panela de pressão, e a criança executará os comandos tendo o círculo como parâmetro. As crianças vão se divertir e aprender muito ao darem comandos para os adultos brincarem. Viva essa experiência! Essa proposta tem como objetivo desenvolver a atenção, a concentração e a lateralidade de nossos(as) pequenos(as).
A segunda brincadeira é de perseguição e se chama “Vampiro Vampirão”. Uma pessoa deverá ficar de costas para as demais e será o “Vampiro Vampirão”. Os participantes tomarão distância do Vampiro e perguntarão: “Vampiro, vampirão, que horas são?” O Vampirão que estará de costas responderá uma determinada hora, por exemplo “três horas”, e os participantes terão que dar três passos em direção ao Vampiro. Os participantes perguntarão novamente, dando sempre o número de passos de acordo com o horário que o Vampirão falar. Quando o Vampirão falar "meia noite”, os participantes deverão correr, pois o Vampitão sairá para pegá-los. A pessoa pega será o próximo Vampiro Vampirão. Essa brincadeira costuma fazer muito sucesso com as crianças.
A revista Nova Escola, traz um artigo que relata a importância do trabalho com o campo de experiência: O corpo, gestos e movimentos, da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) com as crianças. Quero destacar:
"...Embora a Educação remeta, em grande parte, ao desenvolvimento de competências psicológicas e habilidades cognitivas dos indivíduos, o corpo, suas sensações e todo o aspecto físico não podem ficar de fora do processo educacional das crianças e bebês. O segundo Campo de Experiências da BNCC foi fundamentado justamente nessas necessidades. O corpo, na Educação Infantil, ganha centralidade por meio de diferentes linguagens, como a dança, a música, o teatro, as brincadeiras, aponta Aline Castro, autora e coordenadora pedagógica. O campo coloca o foco na busca por descobertas sensoriais dos pequenos, com ênfase na interação da criança com o meio e com os outros. Com gestos e movimentos, eles experimentam suas potencialidades e limites, explica Aline. Neste campo, as atividades de caráter cultural podem render grandes experiências para educadores e alunos. Tem a ver com conhecer e respeitar o próprio corpo e usar as diversas linguagens para se expressar..." Andrea Ramal (doutora em educação pela PUC-RIO)
Desafio #1: Para brincar junto
Junte toda a família e vamos mexer o corpo!
É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!
Desafio #2: Em cima e embaixo
Vamos brincar junto com o grupo Palavra Cantada. O desafio aqui fazer os movimentos e atentar-se ao ritmo da música.
Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!
Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!
Roteiro, seleção de materiais, texto e edição do vídeo: Nabile Claro
Roteiro, seleção de materiais, texto e edição do vídeo: Nabile Claro
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Não conhecia a brincadeira do Vampiro, adorei
ResponderExcluirAs crianças adoram esse desafio. Que bom que gostou.
ResponderExcluir