04 agosto 2020

A lenda da mandioca

Olá crianças e famílias, tudo bem? No vídeo de hoje, conto a vocês a lenda da mandioca. A lenda da mandioca faz parte do folclore brasileiro, e sua origem é indígena. 


Há muitas versões sobre essa história, mas escolhi a que conta a história da Mani, uma linda menina filha de um casal indígena, muito querida por todos da aldeia. Um dia, Mani adoeceu e acabou morrendo. Seus pais enterraram a menina dentro da oca e choraram todos os dias em seu túmulo. Um dia, perceberam que havia nascido uma espécie de raiz no túmulo da menina e, ao arrancar  a raiz, deram a ela o nome de MANI que nasceu na oca (Mani+Oca). Com o tempo, esse nome sofreu modificações e hoje conhecemos como mandioca.

Deixarei aqui embaixo outras versões dessa lenda. A mandioca é uma raiz e é conhecida como aipim, macaxeira ou mandioca. Os nomes dessa raiz variam de acordo com a região do Brasil. Ela é rica em carboidratos e amido e, algumas vezes, é usada para substituir a batata. Deixo aqui o desafio de nos contar como vocês chamam a mandioca na casa de vocês? E contem também para nós suas receitas preferidas com a mandioca.

Desafio #1: A lenda da mandioca: outras versões

Conhecer mais de uma versão da mesma história é realmente muito potente, possibilita que as crianças percebam como as histórias se constituem em cada cantinho e especialmente o olhar e as escolhas de quem conta, levando em conta o contexto em que a história está inserida. O canal Quintal da Cultura contou sua versão da lenda da mandioca e também o canal Tv Tindolelê nos conta a lenda da mandioca de uma outra maneira, vamos conhecer:

Versão do Quintal da Cultura

 
Versão da Tv Tindolelê

Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais e edição de vídeo: Nabile Claro  
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Um comentário:

  1. Aqui conhecemos como mandioca, comemos frita ou só cozida com sal. Uma delícia

    ResponderExcluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png