A arte indígena está presente na essência do povo brasileiro, sendo um dos pilares para a cultura do país. Compreende as diversas maneiras dos povos indígenas expressarem a sua identidade. Cada grupo indígena possui comportamentos e costumes próprios que as diferenciam umas das outras. Logo, isso também interfere na maneira como eles produzem sua arte.
Existem centenas de etnias indígenas no Brasil. Cada uma delas é detentora de crenças e costumes diferentes, por conta do desenvolvimento de costumes próprios. Dessa forma, a arte indígena brasileira guarda aspectos individuais de cada grupo. Ela está expressa na pintura corporal do indígena, nas plumagens que eles usam sobre a cabeça, na arte em cerâmica, nas cestarias feitas de palhas, nas máscaras, nos colares e brincos e até mesmo nas danças e rituais. Vale lembrar que a utilização de partes das plumagens dos animais no artesanato é exclusiva dos povos indígenas, mas sua comercialização é proibida.
Para desenvolver a arte, os indígenas também fazem uso de outros elementos complementares, como a madeira, miçangas, palmas, sementes, cipó, couros, ossos, casaca de coco, dentes, conchas, garras, etc.
Em muitos grupos indígenas, o artesanato é uma atividade de caráter familiar em todas as etapas da produção, desde a coleta da matéria-prima até o acabamento final e a comercialização, assim como antigamente eram ensinadas às crianças as diferentes formas de sobrevivência na floresta e matas que viviam, agora elas acompanham a família na coleta de matéria-prima, na produção e na comercialização. Na proposta de hoje vamos confeccionar um colar, objeto muito usado pelos povos originários.
Colar de macarrão
Você vai precisar:
Macarrão cru
Álcool
Corante alimentício ou tinta guache
Saco plástico
Barbante
Bandeja de isopor
Primeiro vamos tingir o macarrão
1 colher de álcool
Corante alimentício ou tinta guache (quantidade livre)
Macarrão cru
1 saco plástico
Bandeja de isopor
Coloque o macarrão cru dentro do saco plástico, acrescente o álcool e misture. Coloque algumas gotas do corante misturando bem até a cor ficar uniforme Deixe o saco fechado por 10 minutos. Após esse processo despeje o macarrão já colorido em uma bandeja de isopor ou papel e aguarde a secagem.
Feito isso, vamos confeccionar nosso colar. Peguem barbante e coloquem o macarrão já colorido no mesmo, depois amarrem. PRONTINHO!! Agora é só usar nosso lindo colar indígena.
Desafio #1: Colar com sementes
Veja mais uma possibilidade de confecção de um colar, agora com sementes.
Museu Xingu é um museu privado localizado em São Paulo com uma coleção composta de artefatos indígenas que antes pertenciam ao antropólogo Orlando Villas Bôas. Criado em 2012, o museu reúne objetos realizados com pena, argila, madeira e fibra. O destaque do acervo é uma panela Tsak-Tsak, para cozinhar a vapor. Endereço : R. José Maria Lisboa, 838 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01423-002. Telefone : (11) 5522-4440
Desafio #2: Artesanato
Conheça um pouco do artesanato indígena.
Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!
Roteiro, texto, seleção de materiais: Carla Bregola
André gostou de ver o macarrão colorido😊
ResponderExcluirADOREI, AMO ESSAS ATIVIDADES
ResponderExcluir