06 agosto 2020

Brincadeiras da cultura popular

O tema de hoje é: "Brincadeiras"! Você já deve conhecer algumas brincadeiras que fazem parte da cultura brasileira, como pirulito que bate-bate, corre cotia, batata quente... São brincadeiras que passam de geração em geração e por isso fazem parte da nossa cultura. Mas você sabia que diferentes povos têm culturas diversas e, por esse motivo, brincadeiras que muitas pessoas não conhecem?! 
 

No vídeo de hoje vou ensinar como brincar de 5 Marias. Essa brincadeira tem origem lá na Grécia Antiga e uma pessoa foi ensinando para a outra até chegar nos dias atuais. Foi a minha avó quem me ensinou e fez as minhas primeiras 5 Marias com saquinhos de tecido e arroz. Mas podemos usar diversos materiais para brincar, desde que tenham o mesmo tamanho e caibam na nossa mão. 
Depois a Professora Arline vai contar sobre uma brincadeira indígena muito legal: Arranca Mandioca! Já ouviu falar?! Então assista com a gente o vídeo a seguir e vamos brincar! Muito legal essa história da brincadeira Arranca Mandioca, não é mesmo?! Mas como será esse momento?! Vamos ver?!


Desafio #1: Vamos conversar 

Que tal conversar com a família e descobrir se alguém conhece ou se lembra de alguma brincadeira da sua infância? Relembrem momentos bacanas e se divirtam juntos resgatando essas brincadeiras. Para ajudar vejam esse vídeo sobre como uma mesma brincadeira pode ser diferente em diversas regiões do país.


Hoje acordei com saudades
Do tempo que era criança
Veio-me à lembrança
As brincadeiras saudáveis
Que hoje, já não se vê
Apostávamos em corridas
Contávamos histórias.....
Agarra ...agarra...esconde, esconde
Cabra cega, no recreio da escola,
A brincadeira de roda, saltar à corda..
Que saudades....saudade.!

Isabel Morais Ribeiro

Depois nos contem quais são as brincadeiras favoritas! O que sente mais saudades?

Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais e edição de vídeoCatarine Montanari   
Participação: Arline Midori
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png