Ser criança é...inventar, criar qualquer coisa para se divertir! E quando o assunto é criar um brinquedo? Aí elas adoram ainda mais! Hoje a professora Arline vai propor a vocês uma brincadeira indígena! As crianças indígenas tem o privilégio de explorar a natureza para construir seus brinquedos e se divertir com tanto espaço. Elas brincam distantes dos grandes centros urbanos, sua criatividade é infinita, improvisam seus brinquedos e jogos com o que a mata lhes oferece: gravetos, folhas, penas, bambus, sementes. Elas usufruem suas infâncias, com uma maneira própria de brincar.
Brincar é também uma maneira de aprender! Eles possuem muitos jogos e brincadeiras. Alguns são bastante conhecidos por vários povos indígenas e outros também são comuns entre os não indígenas, como a peteca e a perna de pau. Já outros são curiosos e originais. Existem brincadeiras que só as crianças jogam, outras que os adultos jogam junto e assim ensinam aprendem juntos!
Trago aqui hoje para ensinar a vocês o livro “Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil”, de Renata Meirelles, no qual foi o material que utilizei para estudar e ensinar a vocês a brincadeira indígena Três em Linha. Esse jogo é conhecido, no côncavo Baiano, como ponga, mas em alguns lugares de Minas Gerais ouvem-se meninos e meninas o chamando de jogo do pé de galinha, talvez pelo fato de os dedos do pé da galinha terem uma disposição semelhante à das linhas do tabuleiro do jogo. Para jogar basta saber as regras, pois o tabuleiro e as peças são feitos de qualquer coisa que apareça pela frente. Vamos lá para nossa atividade!
Vamos precisar
- 1 régua
- 1 folha sulfite
- 1 caneta
- alguns grãos (feijão, milho, entre outros)
Como jogar
- Riscar o tabuleiro em um quadrado com duas linhas que dividem os lados, e duas na diagonal.
- Depositar três peças de cada jogador nas intersecções das linhas, nos cantos opostos dos quadrados.
- Na sua vez, cada jogador pode mover uma das suas peças em uma intersecção de linha vazia, sem pular duas casas.
- O objetivo do jogo é formar novamente uma linha, que pode ser na horizontal, vertical ou diagonal, com suas três peças. Não é possível, porém, refazer a jogada com a linha reorganizada nos espaços onde o jogo foi iniciado.
- Ganha aquele que primeiro conquista a linha.
Essa atividade tem como objetivo ampliar o repertório das crianças, entrar em contato com costumes, tradições e hábitos de diferentes grupos. Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e postem aqui no nosso blog. Todas essas ações irão reforçar o que foi aprendido e desfrutado, além de servirem como recordação para toda a vida!
Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!
Roteiro, texto, seleção de materiais: Arline Midori
Adoramos
ResponderExcluir