11 agosto 2020

Como e onde moram os povos indígenas

Hoje vamos conhecer um pouco sobre os tipos de moradia dos povos indígenas. É muito bom conhecer os diversos povos indígenas e descobrir como eles são de verdade. Vocês observaram que cada povo indígena tem uma característica diferente da outra, um jeito diferente de ser. Com tantos aspectos da cultura indígenas pra conhecer, resolvi trazer pra vocês um pouco sobre alguns tipos de moradia deles.

Porque trabalhar outras culturas com os pequenos? A diversidade cultural é um tema para ser explorado na educação infantil. Propostas que visam realmente a importância da valorização da cultura indígena são contribuições não somente para difusão dessa cultura riquíssima, mas antes de tudo, inibidoras da exclusão, da discriminação, do racismo e do preconceito.


Na educação infantil temos a responsabilidade de trabalhar com projetos que objetivem a aceitação e o respeito às diferenças sejam elas de raça, de gênero, de credo, de etnia ou de cultura. Educar e cuidar na educação infantil são atividades intrínsecas as quais se complementam, e por essa razão devem ser planejadas atividades desafiadoras que instiguem a imaginação, a curiosidade das crianças, considerando-as como agentes ativos na aprendizagem capazes de entenderem e conviverem harmoniosamente com as diferenças e diversidades existentes nos grupos sociais nos quais estão inseridas. 

"Anualmente trabalhamos as descobertas com nossas crianças através de rodas de histórias, pesquisas, músicas e construções. Esse tema acaba se transformando numa fantástica viagem de novos aprendizados". (Jackeline Cristina Silva da Costa, da Universidade Metropolitana de Santos)

E por falar em possibilidades de aprender...nós aqui na cidade moramos em apartamentos ou casas não é mesmo e nem sempre temos espaço para as brincadeiras como um quintal. E os indígenas? Como será o lugar onde moram? Porque não vimos muitos povos indígenas na cidade? Hoje muitos indígenas ainda moram nas florestas, em suas aldeias. E como cada aldeia pertence a um tipo de povo; cada povo tem um tipo de casa. Tem aldeias com casas redondas, casas compridas, casas bem grandes e casas até em cima dos rios. A maioria das moradias são feitas com os materiais das florestas como folhas e galhos de árvores. E tem também aqueles povos indígenas que moram aqui na nossa cidade e possuem casas muito parecidas com as nossas, e alguns vivem em apartamentos. Interessante, não é?!.


Agora que conhecemos alguns tipos de moradias indígenas vou propor um desafio. Que tal construir uma casa indígena? Uma aldeia para brincar?

Os materiais serão aquele que temos em casa, que chamamos de sucatas:
Papelão
Palitos
Papéis
Caixas
Rolinhos 
e o que mais a imaginação criar

E então.... Aceitam o desafio?

Desafio #1: Construir uma casa indígena e enviar a foto para compartilhar com os colegas.

Agora é sua vez, separe aí na sua casa, alguns materiais, como caixas e embalagens em geral para construir uma ou mais moradias indígenas. Ah! Se possível compartilhe aqui ou no WhatsApp, o resultado dessa experiência. Te esperamos por aqui!

Desafio #2: Vamos cantar

Conheça a música "Tu, Tu, Tu, Tupi" no canal Cocoricó. 


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Claudia Labate
Edição de vídeo e vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Um comentário:

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png