05 agosto 2020

LENDAS E CRENDICES POPULARES

Hoje vamos falar um pouquinho das lendas, crendices populares e trava línguas. A cultura popular brasileira reúne em sua diversidade um conjunto de lendas, mitos, crendices, tradições orais, que estão entrelaçados na história e na miscigenação de culturas, das quais se destacam a indígena, a africana entre outras. Resgatar nossa cultura de geração em geração, é valorizar nossa identidade, enaltecendo tradições e costumes.


As lendas são histórias contadas, e recontadas pelo povo. Existem inúmeras e muitos afirmam com certeza que as lendas são apenas frutos da imaginação popular, porém para a população as lendas são incógnitas. Comprovadamente não são verdades, nem mentiras, o que é fato é que são narrações resistentes que sobreviveram na memória das pessoas e são repassadas com a mesma emoção como foi contada pela primeira vez.

O folclore brasileiro é marcado por sua riqueza e diversidade, e as lendas que fazem parte dele sempre são um grande destaque. Existem várias lendas que são contadas por diferentes povos e linguagens como Mula-sem-cabeça, Iara, Lobisomem, Saci-Pererê, Curupira, Caipora, Boto, Cuca, Boitatá, Caipora, Bumba-Meu-Boi, Vitória Régia, entre outras. Uma das mais conhecidas é lenda do Curupira, um ser mítico que protegia a floresta contra caçadores e contra quem derrubava as árvores. Sua lenda tem origem nos povos indígenas, sendo muito conhecida na região norte do Brasil, sobretudo no Amazonas e Pará. Conheça essa lenda, contada pela professora Carla Bregola.

Clique logo acima para ouvir!

Conheça também a versão da Turma do Folclore!

Desafio #1: Outras lendas do nosso folclore

Conheça algumas outras lendas do nosso folclore. Relembre essas versões!


Desafio #2: Crendices e superstições

Embora não haja comprovação científica de que realmente funcionem, crendices resistem até hoje no repertório popular brasileiro. Contadas e recontadas de geração em geração por vários povos, fazem parte do nosso cotidiano.

Seguem algumas delas:
Quebrar espelho dá azar.
Trevo de quatro folhas dá sorte.
Não passar debaixo de escada, pois dá azar.
Cruzar com gato preto dá azar.
Beber leite e comer manga faz mal.

Desafio #3: Vamos travar a língua!

Vamos brincar com trava-línguas?
Trava língua é um tipo de parlenda, jogo de palavras que faz parte da literatura popular. É uma frase difícil de recitar em decorrência da semelhança sonora das suas sílabas.
O fato de terem de ser ditas de forma rápida faz com que o jogo se torne uma brincadeira divertida. Mais do que uma brincadeira, os trava-línguas são um importante elemento no desenvolvimento linguístico. 




O rato roeu a roupa do rei de Roma
Agora é sua vez, fale bem rápido, veja que divertido!




No vídeo apresentamos outros trava-línguas para vocês brincarem em casa.


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Carla Bregola   
Vinheta e edição de vídeo: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

2 comentários:

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png