É importante conhecer a origem da cultura indígena brasileira e de outros povos, esta proposta irá auxiliar no desenvolvimento ao respeito e valorização dos povos indígenas por seus saberes e relação com o meio ambiente.
O conhecimento de um recurso de aprendizagem diferente como o pau de chuva, que é um instrumento percussivo de origem indígena, irá despertar interesses, curiosidades às crianças, para além da exploração sensorial.
O pau de chuva é um instrumento confeccionado com elementos da natureza, que reproduz a atmosfera sonora parecida com o som da chuva, sua origem é das florestas e montanhas da América do Sul, da região do Chile, porém podem ser encontrados em diferentes partes do mundo e utilizado por diferentes povos em seus rituais festivos, religiosos, de colheita, etc.
Materiais:
Tubos (rolos) de papelão
Papel de alumínio
Sementes e/ou grãos diversos
Cola
Tesoura
Fita adesiva
Canetinha
Papéis diversos para decorar
Mãos a obra:
1-Separe um tubo(rolo) de papelão
3-Coloque papel de alumínio enrolado dentro do tubo
4-Selecione o enchimento que poderá ser arroz, feijão, miçangas, pedrinhas bem pequenas;
5-Decore como quiser
Desafio #1: Vamos brincar e tocar
Assim como a Profª Cristiane nos contou, o pau de chuva é um instrumento usado por muitos povos indígenas. E nós, povo não indígena, também aprendemos a usar o pau de chuva em momentos que buscamos nos acalmar, em processos terapêuticos, na exploração musical e tantos outros. Agora que você já fez seu pau de chuva, pode brincar e tocar uma música, como proposto por Ana Amaro em seu canal Conto emCantado. Vamos viver essa experiência!
Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!
Amei a ideia, adoro esse instrumento.
ResponderExcluir