28 agosto 2020

Série: Uma imagem...muitas histórias

Olá! Hoje tem mais um episódio da nossa série Uma imagem...muitas histórias. Vamos conversar um pouquinho sobre memória. Não sei se você já teve aquela sensação de, ao lembrar de um momento significativo, um momento "gostoso", vir à memória para além de imagens, cheiros e sabores! Chegamos até a oralizar "Parece que sinto o cheiro daquele pão saindo do forno". É como se nos transportássemos para aquele mesmo lugar, é como se nosso corpo vivesse tudo de novo. E isso é tão maravilhoso, não é mesmo?! Hoje vamos revirar nosso baú de memórias culinárias. Sabe aquela receita de família? Aquele preparo que só sua avó, seu pai ou sua mãe sabem fazer? Ou aquele prato que não pode faltar em algumas ocasiões? Tudo isso foi registrado e compartilhado pelas nossas crianças e famílias, o que já aproveitamos para agradecer enormemente. Ah! Pegue ai seu caderno de receitas e venha conosco para esse passeio pela memória culinária das nossas crianças e famílias e quem sabe você sinta aquela vontade de experimentar uma ou outra receita. Todos prontos? Então vamos juntos por essa aventura de cores, sabores e aromas! 


Cozinhar com as crianças é um momento de muita diversão e aprendizagem. Elas podem aprender muito sobre quantidades, cores, espessuras, texturas, sabores, medidas, aproximação significativa e contextualizada da língua escrita, cuidados e higiene; sobre a origem, o desperdício e aproveitamento integral dos alimentos; sobre o tempo, temperatura, modos de preparo e formas de preparo de um mesmo alimento, processos de cozimento, e tudo isso regado a memórias de família. Propor momentos de conversa sobre o "prato" que irão preparar, suas origens, em que momentos eram preparados, por quem eram preparados, em qual lugar, qual a importância dele na tradição da família, tudo isso colabora na construção da identidade das crianças, ampliando vínculos e criando uma relação afetuosa com sua própria história. 

Assim a culinária pode ser mais do que a receita em si, ela pode ser a oportunidade para estudar a cultura, a história e outras características de um povo, como propusemos essa semana com a crepioca, inspirada nos povos indígenas. E ainda como é possível pensar a origem da pizza, do Yakissoba, do crepe ou da pipoca por exemplo. Sem falar que colocar as crianças em contato com os mais diferentes alimentos pode auxiliar na familiarização de novos sabores e contribuir para que elas os aceitem e ampliem seu "repertório de sabores". Muitas vezes experimentar os alimentos pode ser um grande desafio para as crianças, que se "acostumam" e acabam preferindo comer sempre os mesmo alimentos negando-se a provar outros. Por isso participar de todo o processo, da compra, passando pela preparo até a organização do lugar que farão a refeição é determinante e pode colaborar no encorajamento de provar e conhecer outros sabores e assim incorporar em sua rotina. Por fim cozinhar com as crianças faz com que elas se familiarizem com os alimentos e mais: propor às crianças práticas culinárias, ensinar a cozinhar pode contribuir para que ela se empodere desses saberes e processos e seja um indivíduo menos dependente de comida ultra processada para se alimentar, ou seja, cozinhar com as crianças pode trazer benefícios para a sua vida inteira, colaborando para a construção de hábitos mais saudáveis, assim como na época de nossas avós.

Desafio #1: Alimentação divertida

Como já apontamos por aqui a culinária com as crianças pode e deve ser um momento divertido. Nesse sentido, hoje o desafio será "brincar" com os alimentos e criar pratos divertidos. Deixamos por aqui algumas sugestões de como unir alimentação, arte e brincadeira. Crie pratos divertidos aí na sua casa também.



Desafio #2: Cozinhar cantando ou vice-versa!

Vamos deixar por aqui uma playlist (10 primeiras músicas, especialmente) para para que esse momento de cozinhar seja ainda mais lúdico e divertido. Ah! Clique aqui e confira algumas receitas saudáveis para fazer com as crianças. Agora é com você, aperte o play e bom apetite!


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais e gif: Daniela Maia 
Criação e edição de vídeo: Catarine Montanari
Colaboração (fotos pratos divertidos): Regiane Cassiano 
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)
 

2 comentários:

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png