30 setembro 2020

A savana africana: vamos saber mais

Olá turma...Estão gostando das novidades do continente africano? Quantas curiosidades e descobertas não é mesmo! A professora Claudia Labate relata que o que mais gosta daquele continente é ficar observando a SAVANA AFRICANA. Um lugar realmente mágico e cheio de surpresas. E você o que sabe sobre a savana africana?


As savanas correspondem a um tipo de cobertura vegetal, formada predominantemente por vegetação rasteira, donde se destacam as gramíneas, ervas, arbustos e árvores esparsas. As savanas são biomas geralmente planos, encontrados em quase todo o planeta: nos continentes: africano, americano e na Oceania. Seu clima geralmente é quente, com temperaturas entre 20 e 30 graus Celsius. Seu solo avermelhado é rico em ferro e, como o seu relevo é plano, nas épocas de chuva, que são muito frequentes, geralmente se formam pântanos. 
Um dos biomas mais ricos do planeta, as savanas apresentam diversas espécies vegetais e animais: 

Fauna: além dos inúmeros insetos, aves, roedores e repteis, as savanas possuem uma fauna bem diversificada com elefante, anta, tamanduá, ariranha, capivara, lobo-guará, girafa, leão, antílope, rinoceronte, javali, lebre, veado, cervos, zebra, dentre outros.

Flora: constituída em grande parte por grama, capim e ervas, merecem destaque as árvores que surgem na vegetação: acácia, baobá, árvores-garrafa, eucalipto, etc.

A savana africana, a mais conhecida de todas, da qual se destaca a de Serengueti, abriga animais de grande porte (elefantes, girafas, leões), sendo um pouco distinta de outras savanas presentes do mundo. A savana africana oferece um espetáculo único no mundo quando o sol se põe. O amanhecer e o entardecer são os mais maravilhosos do mundo. É na savana africana que se encontram os maiores animais mamíferos do mundo.
SABEM O QUE SÃO ANIMAIS MAMÍFEROS?
Os mamíferos são os animais que amamentam seus filhotes. Este grupo é o mais desenvolvido dentre todas as espécies de animais, pois o cérebro e os órgãos dos sentidos são mais complexos, chegando a manifestar inteligência. Os mamíferos são animais de movimentos rápidos e capazes de se adaptarem a diferentes ambientes. Outra característica e também uma vantagem desses animais é a capacidade de gerar seus filhotes dentro de seu útero. Assim, a cria corre menos risco de ser atacada por outros animais e tem mais chance de sobrevivência. Todos os mamíferos possuem pelos e também possuem esqueleto ósseo e músculos.
Querem saber mais das savanas e dos animais que lá existem? Deixaremos por aqui algumas sugestões de vídeos muito interessantes:

 


Desafio#1 Vamos fazer artes

Que tal fazer ai na sua casa um elefante, um leão, uma girafa ou uma zebra? Topas? Então é só clicar no nome dos animais e boa diversão! 


Desafio#2 Playlist

Deixamos por aqui uma playlist repleta de músicas que tem em suas poesias os animais! Não deixe de ouvir, cantar, dançar e lembrar dos momentos do acolhimento em nossa escola.


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Claudia Labate
Edição de vídeo: Daniela Maia 
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png