22 setembro 2020

Artes: Mandala com grãos

Olá! Hoje vamos conversar sobre Mandalas! As mandalas são "desenhos", que partem de um ponto central em volta do qual se estabelecem formas mais ou menos simétricas. Por sua circularidade, lembram rodas. Ela pode ter valor decorativo ou, no caso de algumas culturas, até mesmo ter valor espiritual. Elas são muito comuns  na China, no Tibet, na Índia e também são utilizadas pelos povos originários da América e da Austrália que relacionam a confecção de mandalas com as energias da vida e com o meio ambiente pois entendem que elas e favorecem o nosso bem-estar, melhorando nossa saúde e até, promovendo a paz interior. na proposta de hoje, a Professora Laís traz a confecção de uma mandala com feijões, mostrando que esse e outros grãos podem se tornar arte.

"A mandala possui uma eficácia dupla: conservar a ordem psíquica se ela já existe; restabelecê-la se desapareceu. Neste último caso, exerce uma função estimulante e criadora." (Carl Jung)


Ao propor para as crianças desenharem ou produzirem mandalas também estimulamos o relaxamento  e concentração. Ao desenhar e colorir mandalas as crianças estarão trabalhando a concentração e a criatividade, fatores importantes para as aprendizagens: ao confeccionarem mandalas elas poderão utilizar várias cores e materiais com total liberdade criativa. 
Na psicologia as mandalas foram reconhecidas como elemento terapêutico. Na psicologia cognitiva e comportamental é utilizada como uma ferramenta para melhorar as funções superiores como a memória, a atenção, a percepção e as coordenação visual e motora. As mandalas também podem ser utilizadas como objetos decorativos pois, além de tudo, são muito bonitas. 

Desafio #1: Agora é a sua vez

Deixamos um convite para que você desenhe a sua mandala. Viva essa experiência! Depois você pode colorir e fazer colagens em sua mandala. Ah! Assim que finalizar poderá expor aí na sua casa 


Desafio #2: Colorir mandala

Clique aqui, para colorir mandalas on-line. Ao final, você poderá imprimir sua arte e também compartilhar com quem quiser.


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Laís Pires 
Edição de vídeo e vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png