17 setembro 2020

ARTES: TONS DE PELE

Olá pessoal, como vocês estão? Desejamos que estejam todos(as) bem e aproveitando nossas postagens, que realizamos com muito amor e carinho! Hoje a professora Arline Midori dará continuidade ao assunto abordado ontem, pelas professoras Carla Bregola e Fernanda Fusco, onde citam o trabalho e a obra Humanæ, da artista plástica Angélica Dass, e com isso, pudemos identificar a grande variedade de tons de pele: mais amarelados, rosados, amarronzados, entre outros, assunto que foi muito relevante, devido a temática que estamos estudando este mês: A história e cultura afrobrasileira e africana.

Desafio #1: Retrato

Vamos fazer um retrato inspirados na obra Humanæ da artista Angélica Dass? 

E para nossa proposta vamos precisar:
  • 1 papel sulfite
  • 1 lápis grafite
  • lápis de cor
  • giz de cera 
  • tinta guache

Escolha alguém que more com você e sente-se de frente com ele(a), agora vamos fazer um retrato dele(a), desenhando seu rosto, se atente em suas características: no formato do rosto, boca, nariz, lábio, orelhas, olhos, sobrancelha, cabelo e pinte de acordo com sua cor de pele, com lápis de cor, giz de cera ou misturas de tintas. Deixei sua imaginação fluir e faça do seu jeito! Por meio desta atividade, ampliamos a percepção das crianças sobre a diversidade e as várias possibilidades de reprodução de cores, formato do rosto e suas características, que fazem com que cada pessoa seja singular, e assim são levados a refletir sobre as diferenças e fazer suas produções de forma autêntica e reflexiva, além de desenvolver sua criatividade por meio da expressão artística. 

Desafio #2: Selfie

Que tal agora tirar algumas selfies (uma foto com celular, onde uma pessoa tira foto de si mesma e/ou com outras pessoas) com seus familiares? Observem quais as cores de pele que aparecem, são iguais? são diferentes? são parecidas? Conversem e depois contem para gente! 


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!


Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Todas essas ações irão reforçar o que foi aprendido e desfrutado, além de servirem como recordação para toda a vida!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Arline Midori
Edição de vídeo: Daniely Nobre
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png