09 setembro 2020

BONECA ABAYOMI: SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA, ANCESTRALIDADE E HISTÓRIA

Manter viva e em ascensão a herança cultural africana é necessário. O objetivo desta proposta é  evidenciar a memória e identidade popular dos povos africanos, valorizando sua diversidade cultural.  Também visa o fortalecimento da autoestima e reconhecimento da identidade afro-brasileira. A boneca Abayomi carrega muito significado e muita história. As abayomis são bonecas negras, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. Não possuem demarcação de olho, nariz e nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas.


As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa “Encontro precioso”: abay=encontro e omi=precioso, em iorubá, uma das maiores etnias do continente africano, cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim. Quando você dá uma boneca Abayomi para alguém, esse gesto significa que você está oferecendo o que você tem de melhor para essa pessoa. A confecção dessas bonecas pode gerar momentos de reflexão sobre a cultura quilombola e as condições nas quais os povos escravizados foram trazidos da África para o Brasil.

O objetivo desta proposta trazida pela professora Carla é evidenciar a memória e identidade popular do povo brasileiro, valorizando a diversidade cultural, além do fortalecimento da autoestima e reconhecimento da identidade afro-brasileira. 


Abayomis: Uma história cheia de sentidos

Quando os negros vieram da África para o Brasil como escravizados, atravessaram o Oceano Atlântico numa viagem muito difícil a bordo dos tumbeiros, navios de pequeno porte que realizavam o transporte dessas pessoas que haviam sido escravizadas. Eram viagens muito difíceis, longas e cansativas, e muitas pessoas vieram apenas com a roupa do corpo. Algumas viagens duravam meses. Durante a viagem as crianças choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças,  rasgavam tiras de pano de suas saias e faziam bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção para as crianças brincarem e se acalmarem. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa “Encontro precioso”. Quando você dá uma boneca Abayomi para alguém, esse gesto significa que você está oferecendo o que tem de melhor para essa pessoa. A nossa sugestão é que cada familiar confeccione a boneca, depois troquem entre si. Façam valer o real significado da boneca, compartilhando seu desejo de felicidade acolhida na troca.

Desafio #1: Conto de Obax

A menina Obax vive uma grande aventura e encontra uma chuva de flores! Vamos conhecer essa história?!


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Carla Bregola
Edição de vídeo e vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png